A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza força-tarefa de vacinação contra tétano e hepatites A e B para servidores municipais que tiveram contato com água e lama das enchentes e que estejam com as doses desatualizadas no cartão de vacinação.

Uma ação de vacinação ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 14 de janeiro, no saguão e no pátio da Prefeitura, com apoio da base móvel da Guarda Civil Municipal. As vacinas também serão disponibilizadas a partir de segunda-feira, dia 17 de janeiro, nas Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 14h, exceto a UBS Nossa Senhora de Fátima, que permanece fechada.

Inspetor da Brigada Municipal de Itabirito, Ricardo Lima foi um dos primeiros servidores a serem vacinados. “Estamos muito expostos a doenças que a água e a lama da enchente provocam. Se não estivermos preparados e com saúde, não conseguimos ajudar ninguém. Os equipamentos de proteção e a vacinação em dia nos garantem segurança para exercermos o nosso trabalho”, destacou.

Orientações para vacinação

Para ser vacinado, o servidor deve apresentar o cartão para checagem do esquema vacinal por parte das equipes de saúde. Caso o servidor não apresente o cartão, as doses serão administradas seguindo as referências do esquema inicial de vacinação para os imunizantes disponibilizados.

“A prioridade das vacinas é para casos emergentes. O ideal é que o servidor traga o cartão vacinal para checarmos o histórico. Porém aqueles que perderam o cartão, tenham dúvida quanto às vacinas já tomadas e que tiveram contato com a água e a lama da enchente devem nos procurar para garantir a imunização e, assim, evitar problemas de saúde”, reforçou a Superintendente de Saúde, Lauane Braga.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito