A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, dia 5 de junho, o 2º Fórum de Saúde Mental, com a temática “Atenção e cuidado em saúde mental. Por quem? Para quem? Tecendo a rede de Itabirito”.  

O evento discutiu a estruturação da rede de atenção psicossocial sob a ótica do processo de inclusão do usuário e a reforma psiquiátrica, por meio da garantia de cidadania do indivíduo com sofrimento mental. 

Ao longo do dia, um seminário temático tratou de temas relacionados à saúde mental, com a participação da psiquiatra e psicanalista, Nathalia Temponi, da psicóloga e doutora em saúde coletiva, Ana Regina Machado, e da psiquiatra, LuzMarina Morelo. Ao final, dois estudos de casos apresentados por servidores da rede de saúde do município ilustraram a importância da articulação e dos recursos utilizados no cuidado compartilhado para o sucesso do trabalho realizado na rede.  

“Pelo segundo ano consecutivo, conseguimos oportunizar aprendizado e construções para toda a rede. Discutir a saúde mental e os temas que a envolvem é importante para sempre lembrarmos do quão relevante é o trabalho desenvolvido em prol dos usuários”, destacou a coordenadora técnica em saúde mental e referência técnica do Caps Adulto, Silvana Mendanha. 

Fórum de Saúde Mental 

O evento foi implantado após a aprovação, na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, da proposta de realização e construção permanente. O fórum conta com presença de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial de Itabirito e de outros municípios da região.  

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito