Pensando em novas estratégias para o funcionamento do comércio local de Mariana após a inclusão da cidade no “Minas Consciente”, a Prefeitura de Mariana está trabalhando de forma conjunta com a Associação Comercial de Mariana (ACIAM) e com os empresários locais para retomada gradual das atividades, com segurança e melhor funcionamento dos comércios para população, evitando assim o recuo do estabelecimento e proliferação do COVID-19.

Na tentativa de fazer  com que os índices de mediação para a classificação das ondas de flexibilização sejam mais favoráveis possível, o grupo de trabalho (Prefeitura de Mariana, ACIAM e empresários locais) propuseram o movimento “Mariana Consciente”, que visa sensibilizar a população para o cumprimento das medidas sanitárias e de segurança, especialmente no que se refere à conscientização sobre práticas de atitudes de contágio do COVID-19 e que resultem um uma nova classificação menos restritiva para a cidade. 

A ação vem sendo feita com vídeos dos comerciantes locais por  meio das redes sociais da Prefeitura de Mariana, onde eles asseguram a importância da empresa e dos consumidores para a movimentação da economia na cidade de maneira eficaz e com segurança para os todos. 

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Samira Figueiredo, salientou a importância do comércio para a cidade. “As empresas precisam retomar suas atividades de forma segura, com consumidores conscientes e com saúde, aliado também a necessidade econômica”, afirmou.

Para a empresária Jana Müller, a conscientização da população marianense é o principal objetivo. “O movimento “Mariana Consciente” foi criado para trazer benefícios para o município, fazendo com que tudo possa se normalizar com segurança e saúde”, disse.

De acordo com o diretor comercial da ACIAM, Amarildo Pereira, esse trabalho em conjunto é para conscientização das pessoas. “O município aderiu ao Minas Consciente, e com isso devemos evitar o crescimento do COVID-19. E para o retorno gradativo precisamos de um trabalho em conjunto com a população, os empresários e o poder público. Contamos com o apoio de todos”, finaliza.

Minas Consciente

Conforme as mudanças do novo Minas Consciente do dia 06/08, Mariana se encontra na onda vermelha. Confira abaixo quais os serviços que estarão autorizado a abertura:
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.