Na terça-feira, 16/04, foi recebida na Igreja do Carmo, uma com a terra da sepultura os restos mortais da poetisa. 

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga; a vereadora Lílian França; o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros; a primeira dama do Estado de Minas Gerais, esposa do vice-governador professor Mateus Simões, Christiana Renault; o presidente da FAOP, Jefferson da Fonseca; a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel, e o presidente da OAB/Ouro Preto, Robson Figueiredo, que também é membro da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo.

Gabriela Rangel recebeu a urna com a materialidade na porta da FAOP. Logo após, o recipiente foi levado para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, assegurado pelo batedor da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto. Chegando na Igreja, o prefeito Angelo Oswaldo acompanhou Gabriela para que a urna fosse entregue a Christiana Renault, primeira dama do Estado de Minas Gerais. No final do evento, os despojos foram colocados ao lado do altar, com as bandeiras de Minas Gerais, de Ouro Preto e de São Gonçalo do Sapucaí.

Angelo Oswaldo falou sobre a importância de Bárbara para a construção da história do Brasil. “Uma luz sobre a presença da mulher na Inconfidência Mineira, uma luz sobre a força da mulher na construção da história do Brasil, é o que representa a materialidade de Bárbara Heliodora no panteão dos Inconfidentes com os despojos trazidos de São Gonçalo do Sapucaí para Ouro Preto, uma mulher guerreira, resiliente, ativista que lutou, sonhou e sempre buscou a liberdade”, afirmou o prefeito. 

Os despojos de Heliodora estavam em São Gonçalo do Sapucaí e foram removidos no último dia 6. A urna ficará exposta na igreja até o dia 21 de abril. A cerimônia dos despojos da poeta Bárbara Heliodora faz parte de um processo de reparação histórica muito importante para Ouro Preto.

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni; o secretário de Saúde, Leandro Moreira; o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis; e a secretária Adjunta de Educação, Silvia Teixeira. Por: Sabrina Pereira – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto