O mês de dezembro é dedicado à prevenção da Aids e, em Ouro Preto, as redes de atendimento à Saúde oferecem preservativos, testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites, sessões de aconselhamento.
No Campus da Universidade, a Prefeitura e a UFOP estão realizando testagem para infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de autotestes para HIV e também palestras para conscientização sobre a Aids. Só no primeiro dia de campanha, 30 de novembro, mais de 400 testes de sífilis e HIV foram realizados.
Confira a programação da campanha
- 1° de dezembro (quinta-feira) – Distribuição de autotestes no Restaurante Universitário;
- 6 de dezembro (terça-feira) – Testagem na Escola de Farmácia das 8h às 15h;
- 13 de dezembro (terça-feira) – Testagem na Escola de Minas das 8h às 16h;
Atualmente, existem diversas formas de se evitar o contágio, mas a prevenção combinada é a mais indicada. A infectologista do município, Isabela Rocha de Castro, explica que, na prevenção combinada, são utilizadas diferentes abordagens de cuidados, como o uso de preservativos e testagem. A professora da Escola de Medicina, Carolina Ali Santos, disse que são mais comuns os casos registrados em pessoas entre 20 e 34 anos. Um estudante, que não quis se identificar, classificou como positiva a iniciativa da realização das testagens na Universidade. Ele contou que, além das medidas de prevenção, também realiza o teste todos os anos.
Assessoria Prefeitura de Ouro Preto