Ouro Preto – Um termo de compromisso firmado nesta terça-feira, 14 de julho, entre a prefeitura de Ouro Preto e a Vale vai permitir a construção de um muro de gabião no rio Tabuleiro, no distrito de Antônio Pereira. Demanda antiga da comunidade, a obra faz parte de um conjunto de investimentos compensatórios que serão realizados pela empresa em função do processo de remoção de moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, que fica na localidade.  O Plano de Compensação e Desenvolvimento de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira está sendo construído levando em consideração as contribuições dos moradores e do poder público.

As obras no Rio Tabuleiro serão realizadas pela prefeitura de Ouro Preto com recursos repassados pela Vale.  O muro de gabião é estrutura utilizada para contenção da água no leito do rio e que irá contribuir para minimizar os efeitos provocados pelas cheias, que acontecem com frequência durante os períodos de chuva.

Importante ressaltar que o investimento atende a uma solicitação voltada para a infraestrutura do distrito e que as obras serão realizadas fora da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), área que poderia ser impactada em caso de rompimento da Barragem Doutor. As atividades não estão relacionadas às ações destinadas à segurança ou descaracterização da estrutura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale