O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), foi condecorado, na manhã desta sexta-feira (11/9/20), com o Grande Colar concedido pelo Conselho da Medalha do Mérito do Ministério Público de Minas Gerais Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos. O evento ocorreu na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na Capital.
O parlamentar recebeu a maior honraria e também foi o orador oficial da cerimônia. Ele foi o único condecorado presente, visto que a cerimônia foi restrita em função da pandemia de Covid-19. Entre os homenageados, também estão os deputados Cássio Soares (PSD) e Tadeu Martins Leite (MDB).
Na ocasião, também foi inaugurada a nova sede da instituição, que leva o nome de Edifício Iracema Tavares Dias Nardi, a primeira promotora do MPMG, nomeada em 1935. A cerimônia lembrou ainda o Dia do Ministério Público e o início da Semana do Ministério Público, que neste ano aborda o tema “MPMG e direitos fundamentais: os desafios da pandemia”.
Agostinho Patrus agradeceu, em seu pronunciamento, pela homenagem e lembrou que seu pai, de quem herdou o nome e que também presidiu a Assembleia, a recebeu em 1995, e que isso foi um de seus maiores orgulhos.
“Na condição de presidente da Assembleia e diante de um dos maiores desafios da nossa história recente, no momento em que os gestores públicos são desafiados diuturnamente, o reconhecimento ao trabalho institucional se torna um bálsamo e reforça o compromisso feito diante da população de presidir um Parlamento eficiente, participativo e plural, atento àqueles que mais necessitam de representatividade”, destacou.
O presidente da ALMG acrescentou que, a despeito de atribuições díspares, a Assembleia e o MPMG atuam juntos na defesa intransigente da sociedade.
Força-tarefa – O procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet enfatizou que cabe ao MPMG zelar, em tempos de normalidade ou de crises, pelos direitos fundamentais previstos na Constituição. “Em uma pandemia de enormes proporções, que impacta na saúde pública, na economia e na geração de empregos, sobretudo para as pessoas mais vulneráveis, a instituição organizou uma força-tarefa”, enfatizou. Ele disse que o trabalho só tem sido possível pela articulação com instituições públicas e privadas.
O governador Romeu Zema, também presente no evento, lamentou as mais de 6 mil mortes de vítimas da Covid-19 no Estado, mas destacou que Minas tem a menor taxa de óbitos pela doença no País, o que, em sua opinião, se deve ao trabalho em conjunto com todos os Poderes. “Parte desse resultado se deve também ao povo mineiro, um povo mais criterioso, um povo que não se aventura tanto, o que faz diferença em um momento como este”, afirmou.
Ele disse que é hora de olhar para o futuro e buscar a geração de empregos. Zema disse que o governo vai fazer de Minas o Estado com menos dificuldades para se empreender do Brasil. Ele ainda parabenizou a ALMG pela aprovação de projetos sobre a reforma da previdência e disse que o presidente Agostinho Patrus batalhou para que isso fosse viável.
Além das autoridades citadas, também compuseram a mesa da cerimônia o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, José Flávio Almeida, e o corregedor-geral do MPMG, Luciano França da Silveira Júnior.
Medalha – A Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos se destina a agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, por seus méritos e serviços prestados à cultura jurídica ou ao Ministério Público mereçam a distinção.
Fonte: Assessoria de Imprensa ALMG
Foto:Guilherme Bergamini