O presidente do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, Leandro Grass, confirmou durante a sua visita a Mariana, acompanhando a Ministra da Cultura Margareth Menezes, que há recursos destinados para o restauro da igreja Bom Jesus do Matosinhos, no bairro Cabeças em Ouro Preto. A obra é uma antiga reivindicação da comunidade.


De acordo com a Assessoria de Imprensa do Iphan, os recursos destinados são da ordem de R$ 4,8 milhões, este valor é referente à etapa de obras civis e de restauração arquitetônica. Haverá uma etapa posterior de restauração dos elementos artísticos e outra de contenção da encosta. Ainda não há cronograma de execução da obra, “somente após finalização da etapa de aprovação da documentação pelo Departamento de Projetos e Obras (DPO) do Iphan, assinatura de termo de compromisso entre Iphan e proponente da ação, e posterior finalização do processo de licitação da obra pelo proponente”.
A igreja também conta com um projeto aprovado na Lei Rouanet, Leandro Grass, não disse se há possibilidade de utilizar o projeto que se encontra em captação, frisou que já há recursos garantidos e que a obra é uma das prioridades da Instituição.


O Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto “IA”, aprovou R$ 8.568.451,63 na Lei Rouanet para o restauro da estrutura e das obras imaginárias. Em 18/01/2023 a portaria autorizando a captação e execução do projeto foi publicada no Diário Oficial da União, com a data de início em 31/01/23 até 31/01/2025. O projeto encontra-se em captação e tem os seguintes objetivos: “Restauração da Edificação da Igreja de Bom Jesus do Matosinhos, visando a preservação, conservação e restauração da edificação, de acordo com as diretrizes de Conservação e Restauro para a preservação da memória coletiva. O projeto também contará com pesquisa e curso online de educação patrimonial para professores.” Por Marcelino de Castro