5º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, com o lema Resista! Lute por direitos, reconheça a diversidade e a saúde mental como liberdade, acontecerá em Ouro Preto (MG) de 3 a 7 de setembro de 2021. O 5º FBDHSM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Para a reitora Cláudia Marliére, a Universidade ser parceira dessa iniciativa “tem uma grande relevância, considerando que as temáticas em curso fazem parte das nossas interlocuções com a sociedade”. Segundo ela, “trata-se de um tema sensível, que ganha conotação especial neste momento de pandemia, exigindo de todos, conforme o lema sugere, uma posição de resistência para que as pessoas realmente não tenham perdas de seus direitos”.

Na próxima segunda (7) será possível ter uma amostra do que está sendo preparado para o grande encontro do ano que vem. O evento oficial de lançamento movimentará todo o dia, das 7h às 22h. A ação começa com um cortejo virtual, envolvendo apresentação da música e do estandarte ícones do Fórum, leitura da Carta de Princípios do Fórum, palestras e apresentação de métodos utilizados na manutenção da saúde mental, tudo isso a fim de proporcionar muita interação entre os participantes em torno de tema tão relevante para a sociedade. A expectativa é mobilizar a comunidade e desmistificar as questões relativas à saúde mental. Acesse a programação do dia: https://bit.ly/321c3Vb

Um dos grandes momentos do evento de lançamento é a Grande Roda dos Direitos Humanos e Saúde Mental, que trará a Comissão Científica e Curadoria, representada pelo professor Aluísio Lima, da Universidade Federal do Ceará. Serão apresentadas as bases conceituais e epistemológicas da saúde mental e dos direitos humanos e os eixos temáticos do 5º FBDHSM.

Os eixos temáticos do 5º FBDHSM são:
01 – Racismos: Institucional, Científico, Cotidiano
02 – Pobreza, Austeridade, Vulnerabilidade e Sofrimento Social
03 – Gênero, Violência Cotidiana e Iniquidades
04 – Contra-Reforma Psiquiátrica: Análises e Enfrentamentos
05 – Movimentos Antimanicomial, Antiproibicionista e Outros Ativismos Sociais
06 – Economia Solidária, Trabalho e Reabilitação Psicossocial
07 – Arte, Cultura e Práticas Emancipatórias
08 – Cuidado e Atenção Psicossocial
09 – Desinstitucionalização, Desencarceramento… Liberdade
10 – Infância, Juventude, Velhice: Questões do Ciclo de Vida
11 – Povos Tradicionais: Quilombolas, Povos Indígenas, Ciganos, Populações Rurais
12 – Violência Urbana, Marginalização e Situação de Rua
13 – Pandemia, Saúde Mental e Saúde Coletiva
14 – Acessibilidade em Saúde Mental e Direitos Humanos

Em sua quinta edição, o Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental se propõe a ser um espaço de debate multidisciplinar com foco no reconhecimento e alívio do sofrimento social e psíquico das pessoas.

Sobre a Abrasme

A Associação Brasileira de Saúde Mental é uma organização não governamental fundada em 2007. Sediada atualmente em Salvador (BA), possui núcleos e representantes nas cinco regiões do Brasil e tem associados em todos os estados da Federação. A Abrasme representa o Brasil em diversos espaços internacionais que defendem a reforma psiquiátrica de inspiração antimanicomial. Dentre suas principais finalidades estão o apoio na articulação entre centros de ensino, pesquisa e serviços de saúde mental, o fortalecimento das entidades-membro e a ampliação do diálogo entre as comunidades técnica e científica e destas com serviços de saúde, organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil e movimentos sociais do campo da saúde mental.

Hoje a Associação possui mais de dois mil sócios, entre profissionais de saúde (de várias formações: médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros), gestores, familiares e usuários de serviços de saúde mental, estudantes universitários e pesquisadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ufop.