Aconteceu hoje (28) às 09:00 da manhã a 74º Reunião Ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Ouro Preto. Durante a reunião o morador do bairro São Francisco, Afonso Emanuel Bretas, trouxe a Tribuna Livre os problemas enfrentados pelo bairro. A população vem lutando com o poder público em prol de melhorias no bairro nos últimos meses. Bretas, como é conhecido, já mora no bairro há mais de 20 anos e tem ido à Câmara a cada 90 dias em busca de respostas por parte dos vereadores, para os problemas apresentados pelo seu bairro. 

Bretas ressaltou ainda que desde que começou a ir à Câmara cobrando soluções, o bairro já passou por algumas melhorias, mas muito ainda pode ser feito. “O bairro cresceu, é muito carro subindo e descendo ali. É muito caminhão muitas vans, então isso danifica a rua” afirmou. As obras já feitas contribuíram um pouco para o bem estar da população como a inserção de lixeiras, meio-fio e passa-rodas, por exemplo. Mas muito ainda deve ser feito, como é o caso da Rua Vereador Miguel Alves Pereira, que encontra-se boa parte sem calçamento. 

Os carros têm dificuldades em subir a rua e veículos maiores não conseguem ter acesso. Os moradores tiveram que improvisar um caminho no bairro que eles chama de “trilha” para poderem chegar às suas casas, já que uma parte da rua não possui calçamento algum. 

Em resposta, o Vereador Chiquinho de Assis (PV), disse que para realizar essa obra não é necessário empréstimo e que ela pode ser realizada com a receita corrente, isto é, a receita gerada pelo próprio município, uma vez que a obra a ser feita, em questão, é simples. Os vereadores afirmaram ainda que estão empenhados em resolver os problemas da população do Bairro São Francisco. 

Ainda durante a reunião, por meio de um requerimento, o vereador Vantuir (SD) solicitou informações sobre a previsão de realização da Operação Tapa-buracos nos distritos de Ouro Preto. “Estou fazendo esse pedido porque teve essa dispensa de licitação de mais de R$200 mil que tem um valor bom, que dá para fazer bastante operação tapa-buraco no nosso município. Estou recebendo muitas reclamações de moradores de Rodrigo Silva, Cachoeira do Campo e região, já que há muito tempo essa operação não é executada nesses locais. Estamos em período de chuvas e os buracos estão aumentando. Peço para que a Prefeitura dê uma atenção a esses lugares o mais rápido possível”, disse.

Já o vereador Vander Leitoa (PV) solicitou melhorias para a rua Maria Luzia de Souza, localizada entre os bairros Piedade e Morro de Santana. Segundo o vereador, a comunidade está pedindo a instalação de corrimãos em uma escadaria da rua. “Nós fizemos a indicação porque a rua é muito íngreme e já aconteceu uns acidentes por lá. A comunidade está pedindo para que se possa evitar novos acidentes. As pessoas utilizam muito aquela escadaria, entre elas crianças e idosas. Então, se a pessoa vier a escorregar, acontecer algum sinistro lá, podem se machucar e isso é muito sério”, ressaltou, explicando que “já existe um contrato com uma empresa e estamos pedindo informações para que seja executado para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida”.