Ouro Preto – A tradição barroca da noite de Quinta-feira Santa, será revivida hoje com a procissão das Endoenças, como era chamada segundo relatos, acontecia uma procissão que saía da Capela de Sant’Ana na Santa Casa de Misericórdia para Matriz do Pilar, onde tomava a imagem de Cristo e com ela segui-a se até a Matriz de Antônio Dias.
Essa procissão, que era chamada do fogaréu em razão das tochas que os irmãos levavam acesas, revive a cena da prisão do Senhor, no Horto das Oliveiras, depois de haver ceado com seus Apóstolos e sua condução ao julgamento.
Confira a programação:
17h30- Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde permanece até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.
18h – Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor- com o rito do Lava Pés na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela do Bonfim e adoração até o final do dia.
19h – Missa na Capela de São Sebastião.
19h – Missa na Igreja São Francisco de Paula.
20h30- – Na Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o Exmo. Revmo. Sr. Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando, assim, também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos.
23h- Concentração no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em Cortejo Penitencial até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Lá, tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, simbolizando a Sua prisão no Horto das Oliveiras. O Cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a Capela de Nossa Senhora das Dores.
Fonte: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Vídeo e Imagem destaque: Peterson Bruschi