Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

A Campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero, se espalha por Ouro Preto e alcança bairros e distritos. De 24 de outubro a 08 de novembro, acontece o Mutirão da Mamografia e a previsão é que 900 exames sejam realizados. Nesta segunda-feira, 24, a cidade recebeu uma unidade móvel do Consórcio Intermunicipal de Saúde ICISMEP, que foi instalada na Praça da Estação.

Segundo o secretário de Saúde Leandro Moreira, o Caminhão da Mamografia permanece no município até o dia 8 de novembro e realizará em média 70 a 80 exames diários: “Nosso objetivo é zerar a fila de pessoas que aguardam para fazer a mamografia garantido um possível diagnóstico precoce para que, em caso de alteração, a paciente tenha acesso rápido ao tratamento o que amplia as possibilidades de cura”, disse o secretário. Leandro explica também que a porta de entrada aos serviços é a Unidade Básica de Saúde e recomenda que “mulheres com 50 anos ou mais que precisam de mamografia de rastreio, aquela não tem nenhuma alteração mas é indicado fazer, deve procurar a UBS. As com 40 a 50 anos que têm alguma alteração também, para fazer uma mamografia diagnóstica”.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Audio-do-WhatsApp-de-2022-10-25-as-17.05.21.mp3

O secretário Municipal de Saúde Leandro Moreira informou ainda que Ouro Preto oferta cerca de 400 exames por mês, que são realizados em Itabirito, cidade vizinha, seguindo o mesmo critério adotado para acesso ao exame na unidade móvel do ICISMEP, ou seja, mediante encaminhamento das UBS, pois “os exames são agendados por horário para não fazer com que a população fique aguardando o procedimento”.

Na chegada do Caminhão da Mamografia, na terça-feira, 24/10, o Prefeito Angelo Oswaldo aproveitou a ocasião para assinar a ordem de concorrência pública para construção de novas Unidades Básicas de Saúde no bairro Nossa Senhora do Carmo (Pocinho) e Alto da Beleza, em Cachoeira do Campo.

A CAMPANHA NO MUNICÍPIO

Ações informativas sobre a saúde da mulher aconteceram em várias espaços por todo o município. As equipes do PSF, o Programa de Saúde da Família, e dos Centros de Referência de Assistência Social, dentre outros profissionais, também se empenharam em colaborar. O CRAS São Cristóvão promoveu na terça-feira, 25, uma caminhada no Parque Horto dos Contos. Ao final dessa atividade, foi realizada uma palestra com profissionais da Saúde e professores da UFOP. Escolas da sede e dos distritos também se envolveram, conciliando os festejos do Mês da Criança com a Campanha Outubro Rosa, aproveitando encontros com as comunidades para levar informações importantes às ouro-pretanas.