A Prefeitura Municipal avançou mais uma etapa para a reimplantação do Programa Jovens de Ouro. No dia 8 de abril, dando início à segunda fase dos trabalhos, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, e o diretor de Proteção Social Básica, Luiz França, visitaram a Escola Municipal Dr. Washington Araújo Dias, no distrito de São Bartolomeu.
A vistoria foi realizada na presença da coordenadora da Escola, Pia Márcia Chaves Carvalho, que ocupa a função há dez anos, e teve como objetivo avaliar as estruturas da instituição, conhecer as demandas locais, realizar diagnósticos e pensar possibilidades para a implantação do Programa no distrito. O Jovens de Ouro foi aprovado na Câmara Municipal na última quinta-feira, 7 de abril de 2022.
Em sua primeira versão, criada no primeiro mandato do prefeito Angelo Oswaldo, em 1994, o programa alcançou excelentes resultados na vida dos jovens participantes da época. Agora, mais uma vez, busca investir na formação cidadã de jovens que tenham entre 14 e 24 anos a fim de facilitar sua inserção no mercado de trabalho.
O diretor de Proteção Social Básica, Luiz França, explicou que essa formação acontecerá on-line a princípio e será disponibilizada em todos os Centros de Referência de Assistência Social da cidade (Cras). Ele falou ainda que a ideia é fazer parcerias com as escolas dos distritos para ampliar a participação e a possibilidade de os jovens terem mais acesso ao sistema de aprendizagem. “Nós da Secretaria de Desenvolvimento Social iniciamos uma série de visitas nos distritos, começando por São Bartolomeu, para pensarmos em uma parceria. Nossa expectativa é que o projeto se consolide ainda neste ano e que consigamos atingir um número ainda maior de jovens participando do projeto. Nossa previsão agora é verificar essas possibilidades também em outros distritos. Se for possível, faremos as parcerias e assim ampliaremos”.
Para a concretização, o programa ainda passará por algumas etapas, como visitas a alguns distritos, já iniciada em São Bartolomeu; definição de plataforma(s) a serem utilizadas, e formas de parcerias, a fim de oferecer uma formação cidadã eficaz aos jovens ouro-pretanos. O programa será dividido em duas fases para os alunos, que são a capacitação, em primeira fase, e a inserção no mercado de trabalho, segunda fase.
A visita também foi acompanhada pelo vereador Júlio Gori.
Texto e foto: Vanência Magela – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto