Nesta quarta-feira, 05 de junho, o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que também preside o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), participou do encerramento do projeto “Antes do Voto 2024”, promovido pelo TRE, através de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MG), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O evento ocorreu durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas, em Belo Horizonte.

Durante o projeto, foram realizados cinco encontros que tiveram por objetivo levar conhecimento sobre temas relevantes do processo eleitoral e da legislação vigente aos futuros candidatos, integrantes de partidos políticos, advogados especializados, contadores e técnicos de contabilidade, assessores de imprensa e jornalistas, policiais civis e militares e pessoas diretamente envolvidas nas campanhas.

Os encontros tiveram início em Poços de Caldas (22/03), depois em Juiz de Fora (12/04), Governador Valadares (26/04) e, no mês de maio ocorreu em Montes Claros (10) e em Uberlândia (17), contando com a participação de aproximadamente duas mil pessoas.

No evento de hoje, especialistas da Justiça Eleitoral, em suas áreas de atuação, abordaram os temas: Participação feminina na política, palestra proferida pela vice-diretora da EJE/TSE, Marilda de Paula Silveira;  registro de candidaturas, elegibilidade e propaganda eleitoral foram apresentados por Pablo Aragão Lima, secretário de eleições; prestação de contas eleitorais ficou a cargo de Júlio César Diniz Rocha, coordenador do controle de contas eleitorais e partidárias; e condutas vedadas em campanhas eleitorais foi o assunto desenvolvido por Paulo de Souza Trindade Junior, servidor da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte.

Ao abrir o encontro, o presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, destacou que o objetivo almejado pelo projeto foi muito além de transmitir informações, mas sim proporcionar que o público alvo pudesse participar de um processo eleitoral seguro, tranquilo e legítimo em 2024.

O presidente ressaltou ainda a importância da participação das juízas e juízes de primeira instância, na linha de frente; das servidoras e servidores imbuídos de suas responsabilidades; partidos, candidatas e candidatos bem informados sobre a legislação, respeitando as campanhas, para que assim o eleitor chegue às urnas de forma tranquila e segura, em um processo eleitoral legítimo e democrático.

O desembargador Joemilson Donizetti Lopes, diretor-executivo da EJE, ao agradecer a parceria firmada com a AMM, destacou que o intuito da Justiça Eleitoral na concretização do projeto foi levar aos atores e aos interessados as regras e procedimentos eleitorais, para que seja garantida a transparência e a legitimidade do pleito que se avizinha.

Marcos Vinicius, presidente da AMM, agradeceu ao Tribunal todo o empenho e comprometimento demonstrados na condução dos eventos, os quais aproximaram a Justiça Eleitoral dos municípios do interior de Minas. Enfatizou que a ideia do Fórum Eleitoral nasceu das demandas e dúvidas trazidas pelos associados e falou sobre a importância da participação feminina no processo eleitoral, afirmando que “Política é lugar de mulher”.

Também estiveram presentes ao evento a juíza da Corte Eleitoral, Patrícia Henriques, além dos prefeitos e vereadores dos Municípios mineiros.

Fonte: TRE – MG