O projeto inclui uma pesquisa que envolveu mil crianças do ensino fundamental de Ouro Preto

O projeto de pesquisa e extensão Coraçõezinhos de Ouro Preto, da Escola de Nutrição (Enut) e da Escola de Medicina (Emed) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lançou na última sexta (19) o gibi “Os vilões da vida real”. O lançamento foi feito no Cine Vila Rica, em duas sessões para estudantes da Educação Básica.

O gibi foi produzido em parceria com a jornalista mineira Renatta Barbosa, que é roteirista do Estúdio do Maurício de Souza (Turma da Mônica). Ela foi responsável pelo texto, ilustração e diagramação da publicação infantojuvenil, que tem o propósito de apresentar orientações relacionadas aos cuidados com a saúde.

O lançamento contou com a presença dos alunos das escolas municipais Professor Hélio Homem de Faria, Izaura Mendes e Padre Carmélio Augusto Teixeira, que receberam cópias dos gibis.

O projeto realizou avaliações para fatores de risco cardiovasculares em quase mil estudantes do ensino fundamental de Ouro Preto ao longo de 2021 e, logo em seguida, deu início à produção do gibi. Cada escola participante do projeto recebeu uma cópia impressa para integrar suas bibliotecas.

O professor da Escola de Medicina e coordenador do projeto, Thomás Viana de Souza, que também é aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN), ressalta a importância da produção e circulação do material: “Este gibi vai ser distribuído para a maioria das escolas e vai ficar disponível online, para ser trabalhado com a criançada dentro de sala de aula. A mensagem que a gente quer passar é para incentivar uma alimentação mais saudável, diminuir o tempo de tela, já que hoje em dia a exposição das crianças ao celular é muito grande, e praticar mais atividades físicas”.

A ilustradora Renatta Barbosa também comentou o projeto e a produção do gibi: “É muito enriquecedora essa interdisciplinaridade em prol da nova geração que está se formando, e, para atingirmos essas crianças, a arte é o melhor dos caminhos. Essa é uma pesquisa acadêmica muito complexa e, para trazer para a realidade das crianças, a forma encontrada foi através do gibi, da ilustração, uma apresentação mais dinâmica, de um bate-papo mais interativo.”

A versão digital do gibi será disponibilizada a partir de novembro, juntamente com o vídeo de exibição.

Fonte: Assessoria Ufop