Na tarde do último sábado (24), na festa junina da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, a Secretaria de Saúde, por meio do projeto Educação em Saúde, realizou um trabalho de conscientização sobre a importância da vacinação.

A ação dá continuidade às atividades desenvolvidas pela Vigilância em Saúde, cujo objetivo é atingir até 90% do índice de cobertura vacinal do público infantil e adolescente em Ouro Preto. A proposta é aproveitar as festividades juninas e julinas nas escolas da rede municipal para promover a Tenda da Saúde, que oferece orientações sobre vacinação e a necessidade do aumento da cobertura vacinal, levando informações de forma acessível para diversos públicos, com destaque para as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Carolina Barbosa, mãe de dois alunos da escola, acha importante a conscientização das crianças: “Eu cresci tomando vacina no postinho, tinha campanha e a gente ia pra fila, que era enorme. Eu gostava muito de ver o Zé Gotinha quando era criança, é um personagem que marca a gente, e é bem característico do Brasil. Não sei o que as pessoas estão pensando pra não se vacinar e não levar os filhos”, disse a mãe, de mãos dadas com um dos filhos, esperando para tirar foto com o Zé Gotinha.

O secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, que esteve presente no evento, também falou sobre a importância do projeto e das vacinas: “Trazer o Zé Gotinha para participar das festividades na escola ajuda a conscientizar os pais sobre a importância da vacina. A Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, está organizando essa ação com esse propósito, porque vacinas salvam vidas”.

No próximo final de semana, sábado, 01/07, a ação deve acontecer na Festa da Escola Municipal Simão Lacerda, no bairro Bauxita, com a distribuição de cartilhas para a conscientização da população e a presença do Zé Gotinha.

Por Marcelo Gonçalves – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto

Foto: Marcelo Gonçalves