Mariana – A Associação Comercial de Mariana e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico apresentaram nesta terça-feira, 2/08, no centro de Convenções, o projeto “Sou Mais Mariana” é uma ferramenta que visa impulsionar o comércio local. A meta é que as 6 mil empresas da cidade estejam listadas e divulguem seus produtos no site do “Sou mais Mariana”.
O “Sou Mais Mariana” pretende agregar todos os empreendimentos da cidade em um site de comércio, potencializando o arranjo produtivo local e garantindo a publicidade a partir de um mecanismo de busca de produtos e serviços de Mariana. Após uma concorrência pública a Adop, Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto ficou responsável pelo desenvolvimento da proposta.
O presidente da Associação Comercial de Mariana, Amarildo Pereira explicou que a iniciativa foi idealizada pela entidade e que a Prefeitura “comprou a ideia de executá-lo”. Ele disse que a entidade tem 300 associados e foram encontrados 6 mil CNPJ no município. “Hoje presto serviço indiretamente a todos estes empresários da cidade, voluntariamente como presidente da Associação, mas sou representante legal de todos os empresários e não conheço quem é esse público. Então para que eu conheça e proponha ações e políticas para esse público começou aí. Ele vai se transformar em uma plataforma de informações como também de negócios”.
Segundo Amarildo, com as informações coletadas a Associação poderá desenvolver iniciativas que valorizem o empresariado, sendo uma possibilidade de haver interação entre as empresas. Além de permitir a quem visite a cidade tenha a plataforma como uma referência de contratação de serviços e de compra. “Estou satisfeito, tenho certeza que com o início do projeto e com a execução dele, vamos aumentar a demanda na Aciam e CDL desse público que ainda não conhecemos”.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Eldorado, comemorou a posse da Agência de Desenvolvimento Econômico e Industrial do Alto Paraopeba, com sede em Mariana e o lançamento do Sou Mais Mariana. “É um projeto muito esperado, por todos os empresários e comerciantes da nossa cidade de Mariana, vamos cadastrar os empreendimentos da sede, distritos e subdistritos. Nossa intensão é trazer o comercio local para mais perto do poder público, e levar o poder público para mais perto de nossos empresários, dando a eles o direito de estar negociando direto com os empresários que geram a nossa renda os nossos empregos. Tenho certeza que esse projeto vai nos alavancar”.
De acordo com o diretor da Adop, Vandeir Assis, a segunda fase do projeto está sendo finalizada, “ que vai desde a mobilização para o projeto até a validação do formulário, dos testes das primeiras janelas da plataforma e agora efetivamente com essa validação, setor empresarial e com as secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Controladoria, então este trabalho poderá ir pra rua”.
Vandeir explicou que será feita uma campanha para mobilizar os empresários, de forma que todos os CNPJ de Mariana estejam incluídos na plataforma, inclusive os MEI´s. “ Será por adesão, todos os empreendedores terão a mesma oportunidade de participar da plataforma e realizar vendas on line. É uma plataforma inteligente, potente para que seja colocada aos serviços dos empreendedores marianenses uma nova forma de fazer negócios” destacou.
A coordenadora do PADE, Elizangela Mendes explicou que desde setembro de 2020, vem sendo desenvolvimento um plano de desenvolvimento econômico, e dentro das oportunidades mapeadas pelo grupo temos o eixo específico de empreendedorismo, “essa ação já está dentro do PADE, pois o objetivo do PADE não é apenas executar ações, mas mapear o que está acontecendo para gente evitar sobre posições. O grupo já apresentou lá atrás a necessidade de conhecer o perfil das empresas de Mariana”.
Reportagem: Marcelino de Castro
Fotos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto