Mariana – Os moradores de Cachoeira do Brumado em busca de serem ouvidos pela Fundação Renova em seus pleitos realizaram na manhã desta quarta-feira, 15/03, protesto fechando a MG 129 no trevo do distrito de Bento Rodrigues. Também participaram da manifestação moradores de Antônio Pereira.

A paralisação iniciou às 4:00, o intuito era impedir que os ônibus com trabalhadores seguissem para as mineradores e para as obras do reassentamento de Bento Rodrigues, para pressionar a Fundação Renova a negociar as pautas da comunidade. A via foi liberada por volta das 9 horas.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Video-2023-03-15-at-13.05.50.mp4

Outro Lado – A Fundação Renova encaminhou nota de Esclarecimento:

ESCLARECIMENTO  

A sentença judicial que implementou o Sistema Indenizatório Simplificado (Novel) no município de Mariana (MG) alcança todo o seu território. As indenizações individuais do Novel seguem critérios próprios e devem ser comprovadas de acordo com a matriz de danos, cabendo à Fundação Renova aplicar o que foi estabelecido pela Justiça.  

Há requerimentos que estão sob responsabilidade da Fundação, outros sob a tutela dos advogados, e há casos sob análise do perito designado pela Justiça, quando há recurso.  

Até janeiro de 2023 foram indenizadas mais de 410,8 mil pessoas, com pagamento de R$ 13,7 bilhões em indenizações e Auxílios Financeiros Emergenciais em Minas Gerais e no Espírito Santo.”  

Reportagem Marcelino de Castro
Imagens enviadas pelos manifestantes