Ouro Preto – Na manhã deste domingo, 4/08, o PSDB em convenção partidária realizada no Pró Melhoramentos, definiu como candidato a vice-prefeito, Denilson Barbeiro, para compor a chapa do Republicanos. A decisão do partido foi questionada pelo filiado Giovanni Mapa. Os partidos Novo, PL, Mobiliza, Cidadania e Democracia Cristã também realizaram suas convenções e definiram seus candidatos a vereador.
Durante a convenção José Leandro defendeu novamente a retirada da Saneouro com uma canetada, “uma assinatura colocou, uma assinatura tira”, ele disse que leu as 56 páginas do contrato e os itens que permitem a rescisão, entre ela a encampação, amplamente defendida por Júlio Gori, que é candidato à reeleição pelo PSDB. Zé Leandro disse que a situação da Saneouro foi tratada com Duarte Júnior, sendo uma condição para o apoio do partido e para subir no palanque dele.

Como ex-prefeito, José Leandro disse que não é egoísta e que renunciou sua candidatura para “tirar esse cara da prefeitura”, e que renunciou também à indicação de sua filha para ocupar a chapa de vice-prefeita com o Republicanos. “Concordei tirei minha filha da indicação, eu não só renunciei a minha candidatura, eu renunciei 2 vezes, deixei de indicar minha filha cara, isso leva em conta que eu não tenho egoísmo nenhum pelo poder em Ouro Preto”.
De acordo com Zé Leandro, Denilson Barbeiro representa o “Leandrismo raiz”, além de agregar a região de Cachoeira do Campo com muitos eleitores.
Segundo José Leandro, para o atual prefeito Angelo Oswaldo seria bom se ele fosse candidato, “porque ele aposta na nossa divisão, Angelo apostou que eu não me juntaria com o Du em hipótese nenhuma. Ele achava que eu sou muito egoísta, que eu não arredaria de jeito nenhum[…] nós somos muito mais ouro-pretanos do que ele acha, porque nós precisamos ganhar essa eleição, eu renunciei a minha candidatura para poder construir uma candidatura vencedora entendeu? Porque a nossa divisão o favorecia.”
Ainda sobre seu oponente histórico, Zé Leandro disse que se a situação das crianças de Santa Rita que estudam em Piranga e Catas Altas da Noruega fosse na gestão dele, estaria sendo punido por isso. “Vexame estudante da zona rural de Santa Rita, estudando Piranga ou Catas Altas da Noruega, isso é um absurdo, isso é uma loucura, se fosse o Zé Leandro, eu estava dependurado na praça de cabeça para baixo na praça Tiradentes”.
Apesar da definição da executiva do partido em indicar Denilson Barbeiro para vice-prefeito, o filiado Giovanni Mapa, questionou a indicação e com base no Artigo 90 do regimento do PSDB, irá questionar a ata, pois acredita que os convencionados deveriam escolher o nome a ser indicado pelo partido.

Por Marcelino de Castro