Uma luta do vereador Zé do Binga, envolve o apoio da Prefeitura e Santa Casa de Ouro Preto na busca por parceria com a Santa Casa de BH para concretizar o Hospital Geral de Oncologia na Região dos Inconfidentes
Desde setembro do ano passado, com dados levantados pelos médicos Dr. Tuian Cerqueira, professor de cirurgia da UFMG; e Dr. Frederico Dallis Fonseca de Toledo, cirurgião oncológico da Santa Casa de Belo Horizonte e Hospital João XXIII, o vereador Zé do Binga reuniu-se com o prefeito Angelo Oswaldo para, juntos, viabilizarem a prestação de serviços gerais de Oncologia em Ouro Preto.
Os números comprovam um alto índice de câncer – principalmente de garganta e pulmão – não só no município, mas também na região; o que justifica a implantação de um serviço completo para diagnóstico e tratamento, assim evitando a consternação dos pacientes, em situação delicada, terem que se deslocar até a capital mineira.
A empreitada já tem o apoio do Ministério da Saúde, através do Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde que, mediante os dados apresentados, constatou que a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto atende os pré-requisitos exigidos e estruturais para o credenciamento e prestação do serviço através do SUS.
No registro: Zé do Binga, Angelo Oswaldo, secretário Leandro Moreira, Dr. Tuian, Dr. Frederico e os representantes da Santa Casa de Ouro Preto em reunião com a direção da Santa Casa de Belo Horizonte, que tem como provedor Roberto Otto Augusto de Lima.
Com o avanço das tratativas, estima-se que a questão de triagem e ambulatorial já comece a ser prestada no segundo semestre deste ano. A chegada desses serviços, de certo, diminuirá o desgaste daqueles que estão em tratamento contra o câncer e seus familiares. Assim trazendo mais dignidade para nossa gente.
Fonte: Assessoria Câmara de Ouro Preto