Ouro Preto – O Banco do Brasil creditou na conta da prefeitura o valor de R$ 45 milhões referente ao empréstimo com garantia do Governo Federal, na semana passada. Como confirmou o secretário de Fazenda do Município, Huaman Xavier.
De acordo com Secretário de Fazenda o calçamento de acesso ás localidades rurais irá gerar novos empreendimento imobiliários. O banco do Brasil exigiu um estudo para conceder o empréstimo, tendo a garantia da União. “É um empréstimo dificílimo, apenas capitais conseguem, é um empréstimo que a União dá uma garantia, ela é um avalista da Prefeitura, por isso foi tão difícil de ser feito, tudo teve que ser aprovado pelo Ministério da Economia”.


Huaman Xavier explicou que conseguir ao conseguir o empréstimo a prefeitura provou que mudou seu status para “bom pagador”. “O município que estava mergulhado em dívidas, como uma pessoa que estava sem crédito, no Serasa, no SPC, e de repente foi considerado um bom pagador e recebeu um dos empréstimos mais difíceis de ser contratado pelo município, que é o empréstimo com garantia da União, ou seja a União considerou que as finanças de Ouro Preto está em excelente condição e garantiram o empréstimo”.
O empréstimo que foi debatido em 2019 e rejeitado, a prefeitura chegou a impetrar uma ação para garantir o empréstimo na justiça, mas em junho um novo projeto de Lei de número 223/2020 foi aprovado pela Câmara e se tornou a Lei 1.170 de 22 de junho de 2020, permitindo a contratação do crédito.