A jovem cantora Anitta fez a felicidade de muita gente ao se tornar a primeira brasileira a alcançar o Top 10 Global do Spotify.
Aproveitamos a “deixa” para relembrar um detalhe curioso sobre a origem familiar da artista. Em 2013, na ocasião de sua visita a Belo Horizonte, Larissa de Macedo Machado, que é o verdadeiro nome da grande estrela, revelou que é neta de uma celebridade da Cultura de Minas, o Senhor Raimundo Machado, artesão criador do famoso “Presépio do Pipiripau”.
Foi o avô paterno de Anitta que construiu a magnífica obra formada por 586 pequenas figuras de argila, papelão e gesso que, impulsionadas por fluxo de água, eletricidade e vapor, se movem continuamente representando 45 passagens da vida de Jesus Cristo. Raimundo Machado fez o “Presépio do Pipiripau” em 1906, e sua obra foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, em 1984, quatro anos antes da morte de seu criador.
Raimundo Machado nasceu em Matozinhos, MG, era autodidata, morou em Belo Horizonte onde conheceu e casou-se com Dona Ermenegilda, com quem teve nove filhos, um deles, o pai da cantora Anitta. A jovem cantora, nascida em 1993 na Zona Norte do Rio de Janeiro, não chegou a conhecer avô mineiro e artesão, pois o Senhor Raimundo morreu em 1988, aos 94 anos.
Hoje restaurado, o “Presépio do Pipiripau” do Senhor Raimundo está sob a guarda do “Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais”, em Belo Horizonte. O Museu fica na Rua Gustavo da Silveira, 1035, no bairro Santa Inês. Depois de um longo período fechado, o “Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais” anunciou que reabrirá suas portas ao público a partir do dia 5 de abril.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Foto: O Presépio do Pipiripau/rede social O Mundo de Raimundo