Maio é o mês em que se institucionalizou o fortalecimento das ações educativas para promover a segurança no trânsito. Este é o propósito da campanha “Maio Amarelo”, destinada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A Prefeitura de Ouro Preto está engajada e participou na última sexta feira, 27, de um ato realizado pela manhã na Praça Tiradentes com reflexão sobre o assunto, que nesta edição de 2022 trouxe como tema “Juntos salvamos vidas”. A solenidade contou com a presença de autoridades da política, da educação e da segurança pública, parceiras nas ações realizadas durante o mês. “Todos os meses deve ter esse amarelo de atenção. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial em acidentes de trânsito, com uma média de 80 mortes diárias, então é muito importante essa conscientização, envolvendo principalmente as crianças que são os futuros motoristas”, destacou o superintendente de Transporte e Trânsito de Ouro Preto, Jorge Kassis.
Alunos das escolas Monsenhor João Castilho Barbosa, Marília de Dirceu, Padre Carmélio e Dom Pedro ll estiveram presentes. A secretária de Educação de Ouro Preto, Débora Etrusco, salientou a relevância do momento. “Trouxemos nossos estudantes para a praça para que elas possam refletir sobre a importância de ter um trânsito consciente, seguro e de que todos nós somos responsáveis por uma cidade mais tranquila, por uma estrada mais tranquila, e o que vale acima de tudo isso é o respeito. O respeito ao pedestre, o respeito ao motorista. As crianças são as molas propulsoras de uma cidade consciente, de um estado consciente, de um país consciente”, finalizou a secretária.
“Quando se fala em conscientização, a gente tem que envolver não só o condutor, mas também o transeunte que está na via. A participação de todos é muito importante para a prevenção. O tema desse ano, ‘Juntos salvamos vidas’, retrata isso. Trânsito é responsabilidade de todos”, disse o capitão da Polícia Militar, Lourival Christóforo, que falou em nome das forças de segurança do município.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, ao lado da vice Regina Braga, também se fez presente. “No Maio Amarelo, alunos das escolas de Ouro Preto viram professores. Eles vão ensinar às famílias, aos amigos, vizinhos, demais pessoas das quais estão próximos, que devemos ter toda a atenção no trânsito e eles próprios também vão passar a ver o trânsito com mais cuidado, com mais prevenção de acidentes. É importante que tenhamos esse trabalho de conscientização, que os nossos alunos e alunas levem uma mensagem positiva de atenção e de um comportamento sempre atento no trânsito”, destacou Angelo Oswaldo.
Estiveram ainda presentes no ato da Praça Tiradentes o superintendente de Ensino de Ouro Preto, Fabrício Bicalho, a coordenadora do Maio Amarelo no âmbito da SRE, Elaine Maria Junqueira, o agente da Ourotran Wanderley Ferreira e o sargento do Corpo de Bombeiros, Vecson Caio Pacheco.
Conheça um pouco mais
Por que maio?
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo.
Por que amarelo?
A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Ouro Preto