Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Ao contrário do que alguns comentam por aí, os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto não estão planejando grandes festanças carnavalescas. Mais uma vez, os responsáveis pelos grandes blocos estudantis da cidade, uma das mais famosas atrações do carnaval ouro-pretano, já anunciaram o cancelamento da folia. Alguns estão até reembolsando aqueles que adquiriram pacotes antecipadamente.

Na página eletrônica do bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado, que promete uma “seleção das melhores festas de república” e comercializa abadás e “pacotes open bar”, um recado importante aos navegantes: “tenha paciência, tudo isso será possível unicamente após a pandemia passar”. No site ainda consta, na íntegra, o Decreto Municipal N° 6.319, de 13 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o cancelamento do Carnaval de 2022. Na mesma página, os organizadores avisam: “Após um ano sem Carnaval, vamos ter que segurar mais um ano”.

Nas redes sociais, a República Birinaite também informou: “devido às últimas notícias relacionadas ao Coronavirus, a Prefeitura de Ouro Preto oficializou o cancelamento do carnaval 2022. Mas queremos agradecer imensamente pela confiança de todos! Sendo assim, iniciaremos o processo de reembolso dos nossos foliões, pedimos compreensão de todos e nós vemos em 2023”.

Porém, nem tudo está perdido. Ainda nos resta a chance de relembrar com saudosismo os bons e velhos carnavais contemplando, sem sair de casa, as festividades virtuais que a Prefeitura de Ouro Preto, por intermédio de sua Secretaria de Cultura e Turismo, está preparando. Longe de ser a mesma coisa, mas os tempos exigem esse cuidado, pelo bem de todos nós. Um exposição também foi montada na Casa de Gonzaga em homenagem aos grandes carnavalescos ouro-pretanos e ao tradicional e barulhento bloco da Bandalheira que, infelizmente, vai celebrar em silêncio seus 50 anos de existência. A Prefeitura também está promovendo o concurso de fotografia “Memórias dos carnavais de Ouro Preto” que visa, segundo os organizadores, “revisitar os momentos de folia por meio de fotografias que retratam os carnavais passados de Ouro Preto”.

Foto: Bloco da Praia subindo a rua do Pilar/Arquivo/DOP/Marcelino de Castro/2020