As obras de conservação e restauro dos elementos artísticos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição já apresentou surpresas, foram encontrados douramentos originais nas talhas do forro da capela Mor. A igreja já passou pelas etapas de engenharia e arquitetura, foram feitas reestruturação do telhado, da rede elétrica, de combate à incêndio e do para raio. A previsão de conclusão da obra é para 28 de junho de 2020. A Equipe responsável pelos trabalhos é da empresa Anima, formada por 24 profissionais.

As obras de conservação e restauro dos elementos artísticos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição já apresentou surpresas

O restauro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição descobriu pinturas anteriores aos elementos do forro atribuídos ao artista Lorenzo Petriza, pintura tendendo ao Neoclássico figurativo foi executada sobre forro anterior, liso e com elemento de talha. O resultado final do restauro é o douramento da talha original com detalhes em marmorizado, que será conservado com as pinturas do século XIX.

Foi encontrado o douramento original das obras da capela mór no Santuário N. Sra. da conceição

O pároco do Santuário, Cônego Luiz Carneiro ressaltou o cuidado e o zelo com o serviço de restauro. “Cada vez que o trabalho avança são descobertos elementos que foram tapados por outras intervenções anteriores. A procura é chegar ao máximo possível do original. O restauro não é um falso novo, mas o resgate possível da forma original”.
Luiz Carneiro destaca que o restauro é uma vitória da Paróquia. “Preciso agradecer o empenho da presidente do Iphan, Kátia Borgéa, Célia Corsino e André Macieira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =