Ouro Preto – Após 9 anos fechada ao público, as obras de restauro da matriz de Nossa Senhora da Conceição serão apresentadas nesta segunda-feira, 1/08/2022, à imprensa. Pe. Edmar José da Silva, Pároco e Reitor do Santuário, convocou uma coletiva para as 10h da manhã, para divulgar as cerimônias de bênção do Santuário.

Em 17 de abril de 2013, a manchete do diário de Ouro Preto alertava para o risco iminente de colapso da estrutura do telhado, naquela época, após conhecer o laudo técnico da estrutura, o padre Luiz Carlos Carneiro decidiu fechar a igreja.

Em 5 de junho de 2013, nova manchete: “Projeto de Escoramento da Matriz da Conceição é enviado à Brasília”, os recursos do escoramento seriam pagos com recursos de obras emergenciais do IPHAN, o prazo para o escoramento já havia expirado. A expectativa era que com o escoramento as atividades religiosas pudessem ser retomadas, o que não ocorreu. 

As obras de escoramento, mesmo com o projeto aprovado, um ano após o fechamento ainda aguardava licitação, sob o risco de ruir. A manchete de 27 de junho de 2014, anunciava que as “Obras do Santuário da Conceição podem ter início em agosto”.



Com o fechamento da Matriz, o comércio do Antônio Dias sofreu com a falta de turistas, além de mudar todas as celebrações do templo e as atividades do Museu Aleijadinho. 

Após as obras estruturais, que visavam garantir a estrutura do telhado, começou a nova etapa de busca de apoio para o restauro das obras imaginárias da igreja. Sendo a restauração dos altares iniciada em fevereiro de 2019. 

Ano passado, no dia 8 de dezembro, Padre Edmar, permitiu que fossem realizadas visitas ao Santuário, dia da padroeira. Toda igreja estava coberta de tecidos, apenas a imagem de Nossa Senhora da Conceição podia ser vista em seu resplendor, totalmente higienizada dos séculos de poeira. 

Padre Edmar ressalta a importância da Matriz para a formação de Ouro Preto. “Recordamos a importância deste templo do século XVIII, cujo arquiteto foi Manuel Francisco Lisboa, pai do aleijadinho, e no qual repousam os restos mortais do grande mestre do barroco Antônio Francisco Lisboa”.

Por  Marcelino de Castro

O templo ficou fechado durante 9 anos para a restauração da parte estrutural e dos elementos decorativos.  Durante as cerimônias que acontecerão de 19 a 26 de agosto será abençoado solenemente e, após ainda alguns trabalhos de finalização técnica das obras, será entregue definitivamente à comunidade. 

DATA: 01 de agosto de 2022

HORÁRIO: 10h00

LOCAL: Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição; Ouro Preto

A presença deve ser confirmada com antecedência.