A Samarco instalou neste domingo, 4/09, estrutura que contém trecho de correia transportadora sobre a M-129, utilizada para movimentar o material retirado  das áreas a serem descaracterizadas. A rodovia foi fechada na manhã deste domingo para que fosse içada um módulo estrutural. A empresa também está calçando o trecho que deslizou nas chuvas de janeiro, nas proximidades do empreendimento.

Segundo a Samarco, “A montagem da estrutura faz parte das obras de descaracterização da barragem e cava do Germano, que se encontram em estágio avançado.”

Na manhã deste domingo 4/09, quem precisou passar pela estrada, acabou passando por Bento Rodrigues até Santa Rita Durão, saindo de Antônio Pereira, o trecho foi alternativa de alguns motoristas desavisados, como  nos relatou um morador da Vila Antônio Pereira.  A Samarco cumpriu mais uma etapa de seu plano de descomissionamento.

Nas proximidades do trecho, em que está a correia transportadora, também observamos que a empresa começou a preencher o ponto de deslizamento da pista, que faz margem com sua operação. O deslizamento ocorreu pelas chuvas de janeiro, afunilando a estrada em um descida, em que trafegam muitos caminhões pesados. O aterro já se aproxima do nível da pista de rolamento. 

Nota da Samarco:

Obras de descaracterização

“As obras de descaracterização da barragem e cava de Germano foram iniciadas antes da lei de 2019. As intervenções seguem em estágio avançado e são acompanhadas mensalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio de auditoria independente especializada, atendendo às normas estaduais e federais vigentes. Até o momento, foram aportados mais de R$ 510 milhões para o projeto. Mais de 3.100 trabalhadores diretos e indiretos dedicam-se exclusivamente às atividades.

A Samarco assinou o Termo de Compromisso que trata da descaracterização, em fevereiro deste ano, com os órgãos públicos e reforça seu compromisso com a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Ressaltamos que a empresa não utiliza barragens de rejeitos em seu processo produtivo.

Todas as estruturas geotécnicas encontram-se estáveis e são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana por um Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), são acompanhadas por auditorias independentes e possuem Declaração de Condição de Estabilidade.

A interdição é autorizada por órgãos competentes e necessária para segurança de quem trafega pela rodovia.”

Saiba Mais – Para realizarmos a reportagem utilizamos a estrada da Purificação, ou OP-10, uma condicionante que a Samarco cumpre para atender ao município de Ouro Preto, pela LOC -Licença de Operação Corretiva. As obras são  realizadas no trecho e o percurso é fechado durante o trabalho, até às 16h. A via que é de terra, tem alguns pontos já no alto da serra, com acúmulo de poeira, o que pode enganar o motorista, com a falta de tração, com o carro chiando na areia e nas costelas. Trechos que estão merecendo uma patrolada, para não virar atoleiro com as chuvas. Em toda a estrada deve-se ter muita atenção.

Por Marcelino de Castro
Foto: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto