A Samarco lançou, nesta segunda-feira (31), o Catálogo de Fornecedores Locais com o objetivo de desenvolver e contribuir para a geração de negócios nos territórios de atuação da empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa faz parte do programa Força Local e reúne, de maneira objetiva, serviços de mais de 300 empresas, nos seguintes ramos: Civil, Elétrica, Mecânica, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Saúde, entre outros.

O catálogo, disponível em formato eletrônico, foi desenvolvido com o propósito de mapear empresas interessadas em se tornar fornecedoras da Samarco ou de quaisquer empresas na região, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e estimular o empreendedorismo e a competitividade especialmente em Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, em Minas Gerais, e Anchieta, Guarapari e Piúma, no Espírito Santo.

Ailana destacou que o catálogo terá edições anuais

Segundo a gerente de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela, o catálogo, além de ser uma ferramenta de consulta rápida que abrange diversas áreas, busca facilitar e impulsionar novas oportunidades de negócios. “O catálogo permite ampliar a parceria e a rede de contatos entre os fornecedores e busca incentivar o comerciante local para estar cada vez mais preparado para atender possíveis demandas da Samarco e de outras empresas por serviços, materiais, equipamentos e insumos. Pensar o território para além da mineração é um dos objetivos do Força Local, e estamos desenvolvendo importantes ações para os fornecedores dessas regiões”, destacou.

Os Catálogos de Fornecedores Locais do Espírito Santo e de Minas Gerais estão disponíveis nos links a seguir:ES e MG.

Produtos e serviços na palma da mão

 “Estamos no mercado há 23 anos, e recebemos com entusiasmo nossa participação no Catálogo de Fornecedores. Durante todos os anos de relacionamento com a Samarco, podemos atestar a parceria e profissionalismo com a nossa empresa, além da dedicação com nossa cidade. A Samarco é uma empresa que pensa no futuro e cumpre com afinco os três pilares básicos: credibilidade, honestidade e transparência”, destacou Panmella Baião, proprietária da Cia dos Parafusos, localizada em Anchieta (ES), empresa presente nessa edição do catálogo.

Atuando em Mariana (MG) e região desde 1997, Matheus Braga, da Vigiez Segurança Eletrônica e Patrimonial reforça a importância de fazer parte do catálogo. “A iniciativa de criação do catálogo é de extrema importância, e ser um integrante é a comprovação de uma responsabilidade no fornecimento de materiais e serviços. Dessa forma, a empresa contribui para o crescimento de outros fornecedores locais”, falou.

O programa

A Samarco lançou, em outubro de 2020, o Força Local, idealizado a fim de fomentar o desenvolvimento em seu território de atuação, unindo as demandas apresentadas pelas entidades de classe desses municípios, baseado em cinco pilares: políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação.

Desde o lançamento, o programa realizou quatro rodadas de palestras e seminários, e promoveu encontros sobre gestão estratégica e ferramentas de qualidade e produtividade para representantes das empresas e entidades de classe das cidades. Para 2021, estão previstos mais 10 encontros, entre palestras e seminários, e duas rodadas de negócios que possibilitarão conectar compradores e fornecedores, e gerar novas oportunidades comerciais no Espírito Santo e em Minas Gerais. Encontra-se em curso também o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, com o objetivo de propiciar a integração dos fornecedores locais com as empresas e promover parcerias entre empresas de diversos setores.

Por meio do programa, foram realizados 12 workshops, sendo seis para Minas Gerais e seis para o Espírito Santo, que abordaram os processos de compras da Samarco, saúde e segurança do trabalho para fornecedores, licenciamento ambiental, entre outros temas. 

Em Minas Gerais, as entidades parceiras do programa são: Associação do Comércio de Mariana (Aciam), Associação do Comércio de Ouro Preto (Aciop), Associação Comercial de Santa Bárbara (Acisb) e Associação de Comércio de Catas Altas (Aceca). Já no Espírito Santo, são as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Anchieta e de Guarapari, Associação Comercial de Piúma (Ascopi) e Agência de Desenvolvimento da Região da Costa e da Imigração (Adeturci). Para saber mais sobre o programa entre em contato pelo e-mail programaforcalocal@samarco.com .

Fonte: Samarco