A Samarco recebeu cerca de 40 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Complexo de Germano, em Mariana, no sábado (27/04). As visitas, promovidas pela empresa, tiveram o objetivo de aproximar os futuros profissionais da vivência prática da mineração. Elas foram orientadas conforme a grade curricular dos cursos de Automação, que acontece no distrito de Santa Rita Durão, e de Instrumentação Industrial, em Antônio Pereira.
“Foi uma grande oportunidade de conhecer os processos da empresa como um todo, e saber como eles podem influenciar na minha vida profissional. O curso é uma porta de entrada profissional, que pode nos levar ao desenvolvimento de uma trajetória de carreira promissora”, avalia o aprendiz de Instrumentação Industrial em Antônio Pereira, Jeferson Avelino Cruz.
O analista de RH da Samarco, Alan Augusto Ribeiro Rezende, explica que os cursos de qualificação, realizados em parceria com o Senai, são estruturados para alavancar o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua em Minas Gerais e no Espírito Santo abrindo as portas para o mercado de trabalho.
“A visita faz parte desse processo de desenvolvimento dos alunos que estão nos cursos técnicos/profissionalizantes do Senai e reforça o compromisso da Samarco, a partir do programa Força Local, no pilar de Desenvolvimento e Qualificação. Receber os alunos nos enche o coração de alegria”, destaca.
O instrutor de formação profissional do Senai em Santa Rita Durão, Júnior Henrique da Silva, avalia que a iniciativa da Samarco é de extrema importância para a localidade. “Muitos alunos não conseguiriam participar se o curso fosse em outro local. Ter a oportunidade de participar de um programa de formação profissional bem requisitado pelo mercado, gratuito, acessível, na porta de casa, é muito bacana”.
Os profissionais da área de Relações Institucionais, Priscila Nilo e Rodolfo Fernandes, e Ana Paula de Almeida da Gerência de Atração e Desenvolvimento, foram anfitriões da Samarco durante a visita. “Promover a vivência fora da sala de aula possibilita a troca de experiências com profissionais da temática, além da melhoria da ambiência local e maior engajamento dos alunos com o curso, contribuindo para ampliar a visão integrada da área industrial e das diversas possibilidades de atuação”, afirma Priscila Nilo.
O sucesso da visita só foi possível pelo trabalho integrado entre as gerências de Relacionamento Socioinstitucional, Atração e Desenvolvimento e a Coordenação de Automação, que buscaram o alinhamento prévio com os professores para captar as expectativas dos alunos, visando promover a área industrial em uma extensão da sala de aula.
Roteiro
Durante a visita, os estudantes conheceram o Centro de Treinamentos, o Centro de Monitoramento Integrado (CMI), o Centro de Operações Integradas (COI), o Laboratório de Instrumentação e o Data Center.
Foto: Helen Perucci e Cibele Chalita
Fonte: Assessoria Samarco