Belo Horizonte – O deputado Estadual Leleco Pimentel (PT) apresentou nesta quarta-feira, 1º de março, requerimento à Comissão de Participação Popular da ALMG, solicitando a realização de audiência pública em Ouro Preto para ouvir os usuários dos serviços de abastecimento de água na cidade, prestados pela Saneouro.


De acordo com o deputado majoritário em Ouro Preto, seu requerimento será votado na próxima terça-feira, 7/03. Leleco defende que o prefeito Angelo Oswaldo crie a secretária de Saneamento Básico, inclusive para atender às localidades rurais. A Secretaria deve ser a base da nova autarquia municipal para o Saneamento e Esgoto.

Leleco ressaltou que a situação da Saneouro é complexa e que demanda muitas frentes. Para ele, houve uma subversão do marco regulatório do saneamento brasileiro.

Ao lado da deputada Beatriz Cerqueira, Leleco lembrou que ela e a deputada federal Célia Xakriabá fizeram representação à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto, solicitando que a Saneouro seja impedida de realizar cortes e que restabeleça o fornecimento para quem teve a água cortada. Ele também assinou a representação direcionada ao promotor Lucas Pardini.

Segundo Leleco Pimentel, que faz parte da Comissão de Participação Popular da Almg, a realização da Audiência Pública em Ouro Preto será útil para “ouvirmos o povo, para debatermos o assunto. Este é nosso compromisso. Água não é mercadoria. É um direito.” E continuou, “manifestamos nossa preocupação com a situação do povo de Ouro Preto diante da privatização do serviço de água e esgoto do município. Ninguém aguenta mais pagar a tarifa. O povo que anda apertado para comer, agora está sem água para beber. Fora Saneouro”, exclamou Leleco.


Em seu primeiro mandato, Leleco Pimentel já se destaca entre seus pares, foi eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e membro titular da Comissão de Participação Popular, na qual apresentou o pedido de realização da Audiência Pública em Ouro Preto. Ele também foi escolhido para ser o vice-líder do bloco de oposição formado pelo PT, PcdoB, PV, Rede e Psol.

O deputado cumpriu agenda em Brasília, nesta segunda-feira, 27/02, Leleco Pimentel ao lado de Beatriz Cerqueira, Padre João e Rogério Correia estiveram com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha afirmou que a atual proposta de regime de recuperação fiscal defendida pelo governador Romeu Zema (Novo) não será assinada pelo governo federal. “Essa é a postura de um governo que de fato cuida da população!”, comemorou Rogério Correia.
Saiba Mais – A Saneouro também foi tema dos debates na Câmara de Ouro Preto. Kuruzu e Renato Zoroastro disseram que participarão das manifestações promovidas pelas mulheres ouro-pretanas nos dias 5 e 8/03.
Júlio Gori que aguarda manifestação da Ação Popular contra a Saneouro e a Prefeitura, refez seu pedido de abertura de CPI para investigar Investigar na íntegra os processos: Adesão 04/2020 e Adesão nº 029/2021 – Construtora Sinarco LTDA; Dispensa de Licitação 009/ 2022 – Contrato com Destroy Desmontes Técnicos do Brasil LTDA;(Morro da Força) Investigar a aplicação/utilização do recurso proveniente da Lei nº 1.170 de 22 de junho de 2020 – Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil. (Asfaltos dos distritos). Ele ainda não conseguiu as cinco assinaturas necessárias para apresentar o pedido.

Por Marcelino de Castro

Foto: William Dias/ALMG