Belo Horizonte – A Comissão de Participação Popular aprovou ontem, 9/03,  a segunda Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para tratar da relação entre consumidores  dos serviços prestados pela concessionária Saneouro, responsável pelo  fornecimento de água, em Ouro Preto.

A comissão aprovou requerimento para que “seja realizada audiência pública, no Município de Ouro Preto, para debater os impactos da privatização dos serviços de saneamento básico prestados pelo consórcio Saneouro desde 2020, tanto em termos de qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário quanto em relação aos valores das tarifas cobradas de seus usuários. Autoria: Dep. Deputado Leleco Pimentel, Dep. Deputada Beatriz Cerqueira e a Dep. Deputada Bella Gonçalves”. 

A primeira Audiência Pública será na próxima terça-feira, dia 14/03, às 14h30 por solicitação da Comissão de Administração Pública, que requerem a “realizada audiência pública para debater a cobrança de tarifas abusivas praticada pela empresa Saneouro, concessionária de saneamento básico do Município de Ouro Preto, bem como os cortes no fornecimento de água de uma parcela expressiva dos consumidores do referido município. Autoria: Dep. Deputada Beatriz Cerqueira, Dep. Deputado Betão, Dep. Deputado Leleco Pimentel, Dep. Deputada Bella Gonçalves”.

Os movimentos sociais ouro-pretanos estão se mobilizando para participarem da audiência em Belo Horizonte. No último domingo realizaram manifestação partindo da praça Reinaldo Alves de Brito até a Praça Tiradentes contra a empresa. 

Além dos vereadores, a Saneouro tem sido agora alvo da atenção de vários deputados partindo de Leleco Pimentel (PT), Beatriz Cerqueira (PT), Célia Xakriabá (Psol), Duda Salabert (PDT), que encaminhará solicitada ao ministério dos Direitos Humanos para acompanhar a situação das famílias que sofrem devido aos cortes de água.

Sobre a audiência em Ouro Preto,  Leleco Pimentel (que faz parte da Comissão de Participação Popular da Almg) disse que a realização da Audiência Pública em Ouro Preto será útil para “ouvirmos o povo, para debatermos o assunto. Este é nosso compromisso. Água não é mercadoria. É um direito.” E continuou, “manifestamos nossa preocupação com a situação do povo de Ouro Preto diante da privatização do serviço de água e esgoto do município. Ninguém aguenta mais pagar a tarifa. O povo que anda apertado para comer, agora está sem água para beber. Fora Saneouro”, exclamou Leleco.

Outro lado – A Saneouro informou que até o momento em que foi contatada pela reportagem, não havia sido convidada ou notificada da Audiência Pública. 

Reportagem Marcelino de Castro

Foto: Da esquerda para a direita: Doutor Jean Freire (deputado estadual PT/MG), Ricardo Campos (deputado estadual PT/MG), Leleco Pimentel (deputado estadual PT/MG) – Clarissa Barçante