Ouro Preto – A gestão da Santa Casa de Ouro Preto foi debatida no 3º Seminário Gestão Hospitalar e Sustentabilidade na Saúde realizado nesta quinta-feira, dia 5, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Segundo o provedor da Santa Casa, Marcelo Sérgio Gonçalves de Oliveira, apesar das dívidas, a instituição está investindo na infraestrutura com recursos angariados pelos parceiros, serão instalados 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Marcelo destacou também as melhorias que a Santa Casa terá a partir do momento em que for hospital escola, o que garante um acréscimo de 30% sobre os valores dos serviços pagos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com Marcelo Sérgio, dos R$ 21 milhões em dívidas que a instituição possui, cerca de 60% são impostos federais. “Espero o Refis (Refinanciamento da Receita Federal) para quitarmos negociarmos o valor devido. Com a Cemig, parcelamos em 200 vezes”, destacou ele.
O Diretor técnico da Santa Casa, o neurologista Dr. Leonardo Brandão, explicou que dos valores devidos R$ 2,5 milhões são provenientes da intervenção judicial solicitada pelo Município de Ouro Preto em 2015. Valor este que está sendo analisado pelos advogados para solucionar o débito. Dr. Leonardo destacou também que há um crédito de R$ 8 milhões a se receber dos governos. “O Intuito do Seminário é buscar medidas de melhorias e apresentar as ações à comunidade. Estamos nos reinventando. O processo de intervenção foi descabido, e que não aconteça nunca mais”.
Dr. Leonardo explicou ainda que os serviços de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro custam ao mês cerca de R$ 450 mil, valores que são responsabilidade do município. “ A intervenção estrangulou a Santa Casa, se deixássemos de prestar o serviço, conseguiríamos nos manter”.
No Encerramento do Seminário foram homenageados parceiros e voluntários que colaboram com a Santa Casa. A premiação foi dividida nas categorias: “ Nova Geração”, crianças que voluntariamente reuniram lacres de latinhas, para a campanha doe seu lacre; Categoria “Parceiros” homenageou as empresas que atuam nas campanhas doe seu troco, doe uma fatia, doe seu lacre, doe um latido e doe seu bilhete; Categoria “Voluntários” e categoria “maiores doadores de lacres”.
As empresas Cooperouro, Restaurante O Passo Pizza Jazz, Supermercados Farid, Pastelaria Aiaide, Purina Clínica Veterinária, a Turin, a Transcotta e a exposição “Santa Arte”, organizada por Viviane Borges Brandão, que reverteu a venda de obras de arte para a Santa Casa foram homenageadas com placa alusiva. A empresa Transcotta reverterá as passagens das viagens pagas com o cartão eletrônico, no próximo domingo (10/11), totalmente para a Santa Casa.
De acordo com Tiago da Purina “é um prazer estar nesta causa, ajudando a melhoria da infraestrutura da Santa Casa. Eu já fiquei internado lá, seja rico ou pobre, independente da religião todos são atendidos lá, ou um dia poderão precisar de estar lá, é muito gratificante”, enfatizou ele.
O Varejão Popular de Mariana, foi o estabelecimento que reuniu maior número de cofres da campanha doe seu troco.
Também foram homenageados os voluntários que mais distribuíram cofrinhos na região, Alda Gualberto Teixeira, Ana Luiza Magalhães, Maria Aparecida Basílio, Marília Toffolo, Wanir Nascimento Rocha.
Pela Campanha doe seu lacre os maiores doadores foram a paróquia Cristo Rei e o Rotaract.