As obras de restauro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, receberá visitas orientadas a partir do mês de agosto. A medida pode promover a ampliação do número de turistas no bairro e consequentemente aquecer o comércio que queixa a queda no fluxo devido ao fechamento da igreja.

Destaque da edição 0 do Caderno Cultura & Artes

O Avanço das obras é nítido e brilhante! Os retábulos do lado Evangelho, o forro da capela-mor, o nicho de Nossa Senhora da Conceição tem equipes em plena atividade.
Do lado do Evangelho estão o altar colateral, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os laterais de Santo Antônio, São Sebastião e São José passam por higienização, fixação da policromia e douramento e imunização do suporte de madeira.
Nos altares laterais de Santo Antônio e São Sebastião os restauradores já alcançaram os camarins, ou nicho, onde estão entronados os santos. Os altares do lado da Epístola já receberam higienização.

Fôrro da Capela Mor

Os restauradores descobriram que a estrutura da abóboda da capela-mor é feita de um tipo de argamassa, seria o forro de gesso da época, feito de uma trama de ripas com argamassa e cal, aos moldes de lajes maciças, sobre a estrutura estão os entalhes de rocalhas, o ostensório o cacho de uvas e as pinturas imaginárias.

De acordo com a arquiteta da obra Deise Lustosa, todos os elementos em madeira estarão com a pintura e o douramento original. Ela explicou que uma frente te trabalho encontrou no camarim de Nossa Senhora da Conceição pinturas em rococó, são rocalhas azuis, similares às encontradas no arco cruzeiro. “No coroamento foram removidas as repinturas, a tarja principal tem uma representação de uma pomba com o ramo, representando a história de Nóe, também foi encontrada uma pintura alusiva à arca”, explicou Deise.

Pintura sobre o douramento original são removidas

Para arquiteta o Santuário passou por intervenções de 30 em 30 anos, a afirmação se deve ao número de camadas de repinturas encontradas, debaixo delas está preservado o douramento original, que já está aparente em diversos pontos.

Deise Lustosa destaca que manter a porta da igreja aberta durante o expediente da restauração já atrai o público e os turistas. Ela conta que com o fechamento para o restauro da parte estrutural e da imaginária, reduziu o fluxo de turistas no bairro e que as visitas orientadas mudarão a rotina no Antônio Dias, com a chegada dos visitantes, a meta é que a partir do mês que vem os interessados possam conhecer a forma de trabalho e as descobertas da equipe de restauro.

Com as portas dos Santuário abertas visitantes ver o andamento da restauração


O pároco do Santuário, Cônego Luiz Carneiro ressaltou o cuidado e o zelo com o serviço de restauro. “Cada vez que o trabalho avança são descobertos elementos que foram tapados por outras intervenções anteriores. A procura é chegar ao máximo possível do original. O restauro não é um falso novo, mas o resgate possível da forma original”.
Luiz Carneiro destaca que o restauro é uma vitória da Paróquia. “Preciso agradecer o empenho da presidente do Iphan, Kátia Borgéa, Célia Corsino e André Macieira”.

Turistas da Copa América visitam o Santuário

A família aproveitou a Copa América para visitar Ouro Preto

José Toledo e sua família vieram à Minas Gerais para assistirem ao jogo do Brasil contra a Argentina no Mineirão, na terça dia 2/07, aproveitaram o fim de semana entre jogos para visitarem Ouro Preto e se surpreenderam com as portas da igreja abertas para que o público visse o trabalho sendo executado.

A filha de José, Ariane Freimzel Martins, é arquiteta e para ela a restauração “é um valor muito grande para a população, restaurar e ver a cultura e o patrimônio, deixar as portas abertas atrai a população a ter contato com o restauro.” Sandra Friemzel conta que pensa a restauração como algo “riquíssimo e e muito importante para nós assim como para as gerações futuras.”