Victor Stutz, parta o Diário de Ouro Preto

Na sexta-feira, 21 Prefeitura Municipal de Ouro Preto publicou uma nota orientativa sobre o fluxo de coleta de teste antígeno para pacientes suspeitos de Covid-19 na atenção primária e unidade de pronto atendimento, a UPA.

Segundo o documento, a variante Ômicron ainda não foi identificada no município, o que não descarta a sua presença e circulação em território ouro-pretano. A nota diz ainda que o número de casos novos de COVID-19 “alcançarão níveis muito mais elevados do que os atuais” nas próximas semanas e, em decorrência disso, haverá um aumento expressivo também também na procura pelos serviços de saúde, incluindo internações em leitos de enfermaria e UTI.

Relata ainda que o quadro clínico dos pacientes suspeitos é inespecífico, muito parecido com o quadro apresentado em infecções causadas por outros vírus, como influenza, vírus sincicial respiratório, adenovírus, metapneumovírus e outros.Ou seja, não há como identificar sintomas que sejam exclusivos da doença.

As pessoas devem ficar atentas aos sinais, principalmente aos sintomas mais comuns que são febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças, além destes sintomas, deve-se considerar também a obstrução nasal (nariz entupido). Já nos idosos, são considerados sinais de agravamento a confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

No momento, os testes em Ouro Preto não são realizados naqueles que não apresentem ao menos dois dos sintomas descritos, portanto, quem teve contato com pessoas contaminadas deverá manter-se em isolamento por 10 dias. Nesse período, caso os sintomas se manifestem, aí sim, este deverá ao posto de Saúde ou à UPA para fazer o teste.

Qualquer pessoa que esteve em contato próximo, ou seja, a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado, sem que os dois estivessem fazendo uso correto de máscara facial, ou teve algum contato físico direto, como um simples aperto de mão, deverá ser monitorada.