A Prefeitura de Ouro Preto inaugurou nesta terça-feira, 02/07, um novo serviço para a população, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida do paciente e a redução da demanda de internação hospitalar. Essa é mais uma promessa do plano de governo que a gestão cumpre.

O novo serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas  de sair de casa para chegar até uma unidade de saúde, ou que a atenção  domiciliar é mais indicada para o tratamento. Renata Goulart, coordenadora do SAD, explicou que o serviço vai funcionar atendendo prioritariamente pessoas com doenças agudas, pessoas em cuidados paliativos e altas hospitalares complexas.

Para que o trabalho seja realizado com êxito, a equipe conta com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo.

A população será beneficiada com humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários, redução da demanda por atendimento hospitalar, redução do período de permanência de usuários internados.

O secretário de Saúde, Leandro Moreira, e a secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães,  falaram que, desde de 2021, acontece a articulação e o planejamento para que  o SAD  fosse implantado, com participação do Conselho de Saúde,  um dos  mais participativos e ativos  do Município. “Quando fazemos planejamento em saúde, as engrenagens precisam se encaixar para que a gente apresente resultados à população. O SAD é diferente das visitas domiciliares que as equipes de saúde da família realizam, a proposta é fazer com que haja uma interlocução com todos os outros setores”. O serviço vai ter participação da UPA e da Santa Casa.

 Os secretários da pasta destacaram também a sensibilidade do prefeito Angelo Oswaldo e da vice Regina Braga por entenderem e investirem na saúde da população ouro-pretana. O prefeito lembrou que, para fazer o seu plano de governo, consultou o Dr. Ariosvaldo, grande referência em saúde pública no Município, para que a saúde, de fato, atendesse a população. “A saúde em  Ouro Preto não é uma saúde hospitalar, não é uma saúde elitista, é uma saúde para todos, que respeita os princípios básicos do SUS”, afirmou o prefeito, lembrando que “o SAD é uma prova disso”.

As visitas domiciliares para os atendimentos do novo serviço  começam na próxima semana. O SAD vem somar com a necessidade dos pacientes e não exclui os serviços de assistência domiciliar já prestados.

Por: Júlia Adrielle – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto

Foto: Peterson Bruschi