Como forma de assegurar os cuidados com a saúde da comunidade escolar mesmo durante a suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo neste ano uma versão remota do Programa Saúde na Escola (PSE).
Voltado para os alunos da rede municipal de ensino, o programa contempla ações ligadas à promoção, prevenção e atenção à saúde, visando ao enfrentamento de vulnerabilidades que comprometam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.
“A migração do ensino para o ambiente digital levou as equipes da educação e da saúde fazerem parte do dia a dia das famílias, orientando sobre os procedimentos coletivos de saúde bucal. As orientações acontecem por meio de vídeos educativos e apresentação dos profissionais que atuam na área do Programa de Saúde da Família (PSF)”, destaca a secretária de Educação, Iracema Pedrosa.
Foco na saúde bucal em junho
Em junho, o tema trabalhado foi a saúde bucal. Os estudantes receberam materiais como escovas de dente, pasta e fio dental, porta objetos de higiene bucal, além de folhetos e cartilhas educativos sobre os cuidados com a dentição.
O PSE visa minimizar os impactos da pandemia e do período de atividades online no dia a dia da comunidade escolar da rede municipal.
A programação ainda contempla temas como prevenção à Dengue, pandemia da Covid-19 e a importância da vacinação, além de assuntos a serem definidos pelas escolas municipais.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Itabirito