Belo Horizonte – Nesta quinta-feira (30/3), o Sebrae e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para promoção e fortalecimento do artesanato no estado. A iniciativa tem o objetivo de dar mais visibilidade ao segmento e estimular a geração de emprego e renda em todo o estado. A assinatura do documento aconteceu durante a inauguração da exposição “Joias da Mineiridade”, no Centro de Arte Popular.
A parceria terá a duração de 3 anos e prevê ações conjuntas para ampliar a promoção e comercialização dos produtos, incluindo o apoio na operacionalização, execução e logística da participação dos artesãos mineiros em feiras, exposições e eventos do segmento que possibilitem a geração de novos negócios e o aumento das vendas.
“Este Acordo de Cooperação Técnica evidencia a constante busca do Governo de Minas para promover melhorias na qualidade de trabalho e geração de negócios dos artesãos mineiros. O estado busca, persistentemente, garantir a preservação da nossa extensa identidade cultural, bem como possibilitar maior visibilidade, investimentos e geração de emprego e renda na área”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
O acordo prevê a realização de “Trips to Origins”, uma estratégia que leva potenciais compradores nacionais e internacionais para conhecerem in loco o trabalho de vários artesãos em seus territórios de origem, valorizando a história e identidade de cada produto.
“São ações que contribuem para promover o artesanato mineiro a partir da sua origem, dando notoriedade às regiões produtoras e estimulando seu desenvolvimento. O objetivo é valorizar o artesanato produzido no estado, aumentar o volume dos negócios realizados e fomentar a economia nos territórios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
A parceria também inclui a oferta de capacitações direcionadas para a melhoria da gestão, design e mercado. “Vamos oferecer todo o suporte empresarial para que os artesãos estejam preparados para estruturarem seus negócios e se posicionarem de forma mais estratégica no mercado”, explica Silva.
Haverá também o incentivo a formalização e profissionalização dos artesãos com a realização de mutirões de cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.
Além disso, tanto o Sebrae Minas como o governo do estado estarão comprometidos no compartilhamento e atualização dos dados sobre o setor no estado, que poderão nortear políticas públicas para fortalecimento e promoção do artesanato mineiro.
Joias da Mineiridade
A exposição “Joias da Mineiridade” apresenta os trabalhos de 24 artesãos, associações e cooperativas de Minas Gerais vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que reconhece as 100 melhores unidades produtivas do Brasil.
A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 30 de abril, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, no Centro de Arte Popular, localizado na Rua Gonçalves Dias, 1608, no bairro Lourdes.
A ação faz parte da programação da 6ª Semana do Artesão Mineiro, promovida pelo Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).
Fonte: Sebrae
Crédito das fotos: Lucas Gil