Ouro Preto – Na noite deste sábado, 5/02, as redes sociais foram tomadas pela discussão sobre a veracidade de vídeo com a imagem dos secretários municipais, Zaqueu Astoni que é Chefe de Gabinete e Felipe Guerra, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Eles prestaram queixa nas primeiras horas deste domingo. Alegam que foram vítimas de “Fake News” com o compartilhamento de um suposto áudio relacionado a contrato de transportes. O caso é tratado como “Fake News”, sendo o conteúdo vazado anonimamente. Quem gerou o conteúdo poderia ter entregue às autoridades competentes, para a investigação do contexto das tratativas.

Após terem acesso ao conteúdo, os secretários procuraram as autoridades policiais e disponibilizaram os números telefônicos das pessoas que estão compartilhando o conteúdo. O conteúdo pode configurar calúnia e difamação, uma vez que os secretários não são alvo de inquérito e não respondem a qualquer tipo de processo na justiça.

Os secretários Zaqueu e Felipe, estão convictos que o fato será apurado até as últimas consequências e pediram as autoridades policiais uma apuração rigorosa dos fatos e responsabilização dos criminosos.

O vídeo encerra com uma bomba relógio prometendo vazar mais conteúdos comprometedores. “Em breve novos áudios ainda mais estarrecedores!” Pelo tom da publicação, os ataques aos secretários são atitudes políticas, podendo ser também um trunfo, uma carta na manga do opositor que busca derrubar os oponentes.

Gerar ou distribuir noticias falsas é um desserviço à sociedade, que já carece de conteúdos de qualidade e com a veracidade apurada e garantida.

Vamos acompanhar os desdobramentos deste suposto caso de “Fake News”, se for “Fake News” é um processo, se não for, é outro processo.

Por Marcelino de Castro
Da Redação