O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) começa na segunda-feira (7/8) a segunda etapa do 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG).
Nesta fase, são esperados que cerca de 240 mil aposentados e afastados preliminarmente para aposentadoria vinculados ao Poder Executivo realizem o recenseamento.
O presidente do Ipsemg, André dos Anjos, destaca que “é indispensável a participação dos inativos do Estado no Censo, para que o Governo de Minas possa manter as informações previdenciárias atualizadas e compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social”.
Este é um procedimento obrigatório e deve ser realizado on-line, por meio do link disponível no site do instituto, Coprev ou ainda no Portal do Servidor. Com o quantitativo significativo, o público foi dividido em escalas, conforme o mês de aniversário:
· Aniversariantes de janeiro a março – período de realização do Censo: 7/8 a 4/9
· Aniversariantes de abril a junho – período de realização do Censo: 18/8 a 14/9
· Aniversariantes de julho a setembro – período de realização do Censo: 8/9 a 5/10
· Aniversariantes de outubro a dezembro – período de realização do Censo: 26/9 a 23/10
Na plataforma, o aposentado terá até 23/10/2023 para validar seus dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, estado civil, condição de saúde) cadastrar o endereço, informar número de celular e e-mail, ainda, incluir os dados dos dependentes previdenciários.
Live de apresentação e orientações sobre o Censo
Com o objetivo de apresentar o que é o Censo do RPPS-MG e esclarecer sobre como é feito o recenseamento para os aposentados, a Diretoria de Previdência do Ipsemg, vai promover às 11h da segunda-feira (7/8), uma live pelo canal do Youtube Ipsemg Online. Os participantes poderão conhecer o passo-a-passo e enviar suas dúvidas pelo chat.
Censo do RPPS-MG
Com início em junho de 2023, este é o 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais. A primeira etapa foi realizada com os pensionistas. Agora, com o apoio das secretarias e autarquias do governo, o objetivo é que o Censo alcance a totalidade do seu público-alvo.
Fonte: Agência Minas