Uma jornada de sete dias celebra os valores da liberdade e da mineiridade por meio da arte, da cultura popular e da abordagem de novos territórios criativos da cidade
De 21 a 27 de abril de 2025, Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis se conectam para celebrar a Semana da Inconfidência, desenvolvendo uma intensa programação que une arte e cultura com as comunidades, turistas e visitantes.
Em Ouro Preto, a Semana da Inconfidência em Conexões desenvolve uma intensa programação em diversas regiões da cidade, fomentando novos territórios criativos do município e conectando moradores, turistas e visitantes por meio de shows, apresentações artísticas, experiências sensoriais, caminhadas, saraus, oficinas, exposições e celebrações da arte popular.
A Semana da Inconfidência em Conexões conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização da Planeta Cultura e Sustentabilidade, idealização da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), apoio do Instituto Território Criativo e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. A realização é da Planeta Cultura e Sustentabilidade, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.
A edição de 2025 busca valorizar a herança da Inconfidência mineira não apenas como capítulo fixo da nossa história, mas como inspiração para pensar o presente e o futuro de forma coletiva. “A Semana da Inconfidência em Conexões se consolida como um espaço de liberdade e estímulo à diversidade cultural em Ouro Preto. Ela parte da história da Inconfidência para provocar novas inconfidências – urbanas, artísticas, comunitárias e criativas pela cultura e identidade ouro-pretana”, afirma Wirley Rodrigues, Têko, Presidente da FAOP.
Inconfidência mineira, tradições e a criatividade dos territórios
Ao longo de sete dias, a Semana da Inconfidência em Conexões irá promover mais de 30 atividades gratuitas: shows, apresentações musicais, cortejos, oficinas, contações de histórias, saraus, intervenções urbanas, exposições e feiras culturais.
A programação tem início no feriado de 21 de abril, com a cerimônia oficial do Governo do Estado de Minas Gerais na Praça Tiradentes e segue com a abertura da exposição “Minas Para Sempre” na Casa de Gonzaga – uma mostra que reúne artistas locais e releituras visuais dos símbolos de resistência mineiros. Ainda no dia 21 de abril, a “Conexão Largo do Marília” no bairro de Antonio Dias com a programação de ações para crianças “Liberdade para Infância”, e uma reunião de gerações do samba Ouro-pretano com o “Samba do Marília – Edição da Inconfidência”.
Ouro Preto, o meu lugar!
A programação da Semana da Inconfidência em Conexões também será marcada por uma série de ações muito especiais que desenvolvem relações criativas do público com a história da inconfidência e com o patrimônio material e imaterial de Ouro Preto. A partir da parceria com o programa de educação patrimonial “Ouro Preto, o meu Lugar” da Casa do Professor e Secretaria Municipal de Educação,serão realizadas ações como a caminhada “Territórios da Inconfidência” com o guia de turismo Humberto Sales,que propõe uma travessia guiada pelos espaços simbólicos da história da inconfidência mineira como o Museu Casa dos Inconfidentes, Casa dos Contos e Museu da Inconfidência.
Já o percurso “Inconfidências Urbanas”, voltado para professores da rede municipal, propõe uma caminhada associada à oficina vivencial de fotografia conduzida pela fotógrafa Ane Souz, que transforma as ruas da cidade em um laboratório de criação de novas narrativas visuais sobre Ouro Preto. Oficinas como “Lugares da Inconfidência” ofertada pelo Eco das Artes (maquetes em papier collé de edificações associadas à história da Inconfidência Mineira) e a oficina “Bonecoteca: Bonecos Orgânicos” (criação de bonecos de personagens relacionados à Inconfidência Mineira) ofertada pela multiartista Nana, promovem uma abordagem lúdica de personagens da história, trabalhando a arte dos bonecos como ferramenta de expressão e pertencimento. A programação junto à educação ainda segue com dois espetáculos do “Estação das Histórias: Vila Rica dos Inconfidentes”, realizados nas Escolas Municipais Juventina Drummond e São Sebastião.

Arte, Poesia e Cultura nos Territórios
A Semana da Inconfidência em Conexões realiza ainda dois saraus que abrem espaço para artistas e coletivos poéticos: no Museu Casa dos Inconfidentes acontece o Sarau: Mulheres e a Inconfidência, onde coletivos e artistas mulheres de Ouro Preto e região homenageiam mulheres que marcaram a história da inconfidência mineira – como Hipólita Jacinta e Bárbara Heliodora. O Sarau-Seresta da Inconfidência traz a música e a poesia para moradores e visitantes, ocupando a Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP | Rosário.
O fim de semana nos dias 26 e 27 de abril será marcado por uma intensa programação que propõe a ocupação criativa de territórios da cidade. No dia 26 de abril acontece a Resenha Cultural da Inconfidência, no Adro da Igreja das Dores, reunindo músicos e artistas da cidade em uma grande celebração deste território criativo. Um dia inteiro de programação para crianças e toda a família com espetáculos, intervenções brincantes, shows e feira.
No domingo, dia 27 de abril, no encerramento da Semana da Inconfidência, acontece o Corredor Cultural: Arte & Liberdade, que ocupará o trajeto entre o Museu Casa dos Contos e a Galeria de Arte Nello Nuno | FAOP Rosário com uma programação contínua de performances, shows, DJs,cortejos de dança, atividades musicais, feira, brechós e encerramento com o show da Orquestra da Inconfidência com participação de Silvia Gomes. A proposta é que o espaço público seja compreendido como um ateliê vivo, um espaço comum de liberdade e invenção em que artistas e público se conectem.
Durante a semana também acontecerá o lançamento de 4 documentários realizados na edição da Semana da Inconfidência em Conexões em 2024, com foco nos potenciais territórios criativos: Antônio Dias, Alto das Dores, Alto da Cruz e Padre Faria. O lançamento oficial será feito no canal do Youtube @planeta.cultura.
Programações Conexas:
Durante a Semana da Inconfidência em Conexões, outras atividades artísticas se conectam à programação, confira abaixo as conexões.
Exposições Galeria De Arte Nello Nuno | FAOP
A Galeria de Arte Nello Nuno, localizada na Rua Getúlio Vargas, no bairro Rosário, está com 3 exposições abertas ao público, ambas com visitação até 31 de maio. As exposições, gratuitas e livres para todos os públicos, integram o programa AMA – Ano Mineiro das Artes, da Secult-MG.
Entre Corpo e Casulo de Giovanna Meireles
A artista de Pará de Minas é graduanda em Artes Visuais pela UFMG, nas habilitações em desenho e gravura. Seus quadros focam em questões de introspecção, corpos femininos e o contraste entre o desconforto e o acolhimento. Ela apresenta a exposição “Entre Corpo e Casulo”, que, combinando a técnica do lápis de grafite e do lápis de cor no papel vegetal, propõe uma imersão na sensibilidade do corpo feminino em busca de refúgio, acolhimento e transformação.
Um Vazio no meu Quarto, de Bárbara Rigamonte
A artista belo-horizontina Bárbara Rigamonte, formada em Artes Plásticas e mestranda em Artes pela UEMG, apresentará telas em tinta acrílica na exposição “Um Vazio no Meu Quarto”. Ela utiliza a pintura para abordar a saúde mental, explorando sentimentos reprimidos e incentivando o diálogo sobre o tema por meio de cenas cotidianas e a percepção de espaços vazios.
Pesadelar – Alegorias do Gótico Brasileiro de Elena Bueno Ventura
A paulista Elena Bueno Ventura, da cidade de Dois Córregos, graduanda em Artes Visuais (UFMG), apresenta a produção de gravuras e monotipias que explora o gótico no Brasil, traduzindo em imagens os sentimentos de angústia e desespero presentes na literatura brasileira, com ênfase no contraste entre o real e o imaginário.
Cine Parentes – Mostra de Cinema Indígena
Nos dias 22, 23 e 24 de abril, o Cine Vila Rica recebe o Cine Parentes, mostra de cinema indígena com foco nas narrativas de mulheres indígenas, seus territórios e espiritualidades. A programação também reúne produções de diversos povos, ampliando vozes e imaginários indígenas no audiovisual.
Realizada pelo Coletivo Parentes, a mostra afirma o cinema como ferramenta de cura, denúncia e celebração em uma cidade marcada por apagamentos históricos. Confira a programação completa em: @coletivoparentes e @cinevilarica.
JACY NAK – SABEDORIA DA TERRA
No dia 22 de abril, às 18h, na Casa de Cultura Negra acontece o espetáculo “Jagy Nak – Sabedorias da Terra”, uma emocionante contação de Histórias sobre o povo Borum-kren. O evento faz parte da celebração pelo Dia dos Povos Originários, relembrando a trajetória de lutas, saberes ancestrais e transformações que moldam a história e a resistência dos povos indígenas.
Vidinha : Um Espetáculo Teatral
No dia 23 de abril, às 19h15, na Casa de Cultura Negra, será apresentado o espetáculo “Vidinha”, que narra a trajetória poética de Vida, uma menina em situação de rua no Rio de Janeiro. A peça mistura realidade e fantasia, passando por temas como fome, infância, maternidade e encontros com Ogum/São Jorge. Com sensibilidade, revela a força e invisibilidade das mulheres nas ruas.
Realização: PNAB Ouro Preto e Sacudi Lelê Produções Elenco e equipe: Olívia Coelho (atuação), Lays Silvério (música), Allie Babosa (iluminação), Lucas Silva (contrarregragem), Carolina Reis (produtora) e Kedson Guimarães (coprodução).
Programação Museu Casa dos Contos
Lançamento Livro “Os Passos De Um Inconfidente”
O Museu Casa dos Contos convida para o lançamento do livro “Os passos de um inconfidente”, de Selma Maria Fernandes, no dia 21 de abril, às 15h. A obra, uma psicografia, revela confissões de João Rodrigues de Macedo, rico comerciante português do século XVIII que é possível envolvido na Conjuração Mineira. O evento será na Rua São José, 12, Centro – Ouro Preto.
Exposição “A Religiosidade através dos Saberes e Fazeres Locais”
A exposição “A Religiosidade através dos Saberes e Fazeres Locais” está em cartaz no Museu Casa dos Contos até o dia 20/04, promovida pelo Instituto Saberes do Território. Com curadoria de Amanda Corrado e Ricardo Reis, a mostra reúne peças que expressam a espiritualidade, a memória e a cultura das comunidades locais, celebrando a diversidade das manifestações religiosas por meio da arte popular.
Essas e muitas outras atividades poderão ser vistas durante a Semana da Inconfidência em Conexões. Confira a programação completa abaixo. Para conhecer mais e acompanhar a programação, siga o Instagram @inconfidenciaemconexoes e @planetacultura_.
Serviço:
Semana Da Inconfidência Em Conexões 2025
Programação Ouro Preto – De 21 a 27 de abril de 2025
Dia 21 De Abril (Segunda)
08h às 12h – Dia De Minas (Cerimônia Oficial do Governo De Minas)
Local: Praça Tiradentes
12h – Exposição de arte “Minas Para Sempre”
Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro
Período: de 21 a 27 de abril
Horário: 09h às 18h
15h às 20h – Conexão Largo do Marília
Abrindo a programação cultural da Semana da Inconfidência uma ocupação criativa entre a Praça Antonio Dias e o Largo de Marília de Dirceu. O público poderá vivenciar uma programação com intervenções artísticas, oficinas vivas, apresentações cênicas, poéticas e musicais, cortejos com artistas de Ouro Preto e convidados.
Local: Largo Marília de Dirceu
Dia 22 De Abril (Terça-Feira)
08h às 12h – Continência Ao Alferes Tiradentes
A Polícia Militar de Minas Gerais presta homenagem ao Alferes Tiradentes, integrante dos primórdios da corporação, em uma cerimônia solene. O Alto-Comando da PMMG e a Guarda de Honra realizam a continência ao mártir da Inconfidência Mineira, seguida da entrega de uma coroa de flores, simbolizando respeito e reverência à sua memória.
Polícia Militar de Minas Gerais rumo aos 250 anos.
Local: Praça Tiradentes
10h – Estação Das Histórias: Vila Rica Dos Inconfidentes
Espetáculo de histórias com histórias da Inconfidência e do imaginário de Ouro Preto. Local:
Escola Municipal Professora Juventina Drummond – Comunidade do Morro Santana
13h às 17h – Oficina de Maquete Lugares da Inconfidência (Parte 1)
Oficina de maquete patrimonial para adolescentes representando edificações que fazem parte da
história da inconfidência Mineira, ofertada pelo Eco das Artes.
Local: Auta De Souza – Morro Santana
13h às 17h – – Inconfidências Urbanas (Parte 1)
Walking Tour com Oficina Vivencial De Fotografia conduzida pela fotógrafa Ane Souz, percorrendo as ruas da cidade. Oficina oferecida aos professores ligados ao programa de educação patrimonial “Ouro Preto – O meu lugar”
Dia 23 De Abril (Quarta-Feira)
13h às 17h – – Inconfidências Urbanas (Parte 2)
Segunda parte do Walking Tour com Oficina Vivencial De Fotografia conduzida pela fotógrafa Ane Souz, percorrendo as ruas da cidade. Oficina oferecida aos professores ligados ao programa de educação patrimonial “Ouro Preto – O meu lugar””
13h às 17h – Oficina de Maquete Lugares da Inconfidência (Parte 2)
Segunda parte da oficina de maquete patrimonial para adolescentes representando edificações
que fazem parte da história da inconfidência Mineira, ofertada pelo Eco das Artes.
Local: Auta De Souza – Morro Santana
19h – Sarau Mulheres e a Inconfidência
Encontro poético, musical e performático reunindo coletivos artísticos e poéticos em homenagem a Hipólita Jacinta- que foi inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em 2025 e dedicado a outras mulheres como Bárbara Heliodora, Maria Dorotéia Joaquina de Seixas e mulheres contemporâneas como Efigênia Carabina.
Local: Museu Casa dos Inconfidentes
Dia 24 De Abril (Quinta-Feira)
10h – Estação Das Histórias: Vila Rica Dos Inconfidentes
Espetáculo de histórias com histórias da Inconfidência e do imaginário de Ouro Preto Local: Escola Municipal São Sebastião – Comunidade do Morro São Sebastião
19h – Sarau-Seresta Da Inconfidência
O Sarau da Inconfidência transforma a noite em um palco de poesia, música e teatro, celebrando a arte e a liberdade no coração da Semana da Inconfidência. Uma noite onde a história ganha voz e versos.
Local: Galeria de Arte Nello Nuno | FAOP Rosário
Dia 25 De Abril (Sexta-Feira)
08h às 12h – Bonecoteca: Bonecos Orgânicos
Oficina de construção de bonecos e criação de personagens da história da inconfidência mineira, conduzida pela multiartista Nana.
Local: Escola Municipal Padre Carmélio
13h às 17h – Territórios da Inconfidência
Uma caminhada com histórias abordando personagens e lugares que estão ligados a história da Inconfidência com intervenções no Museu Da Inconfidência, Casa Dos Contos, Casa Dos Inconfidentes e Casa De Tomás Antônio Gonzaga. Caminhada conduzida pelo Guia Humberto Sales em parceria com o Programa Ouro Preto – O Meu Lugar.
Local de partida: Museu da Inconfidência
09h às 22 – Conexão Sextas Abertas
Programação de lançamento do projeto Sextas Abertas – Núcleo de Artes e Ofícios da Fundação
de Arte de Ouro Preto – FAOP
Local: Praça Antônio Dias
Dia 26 De Abril (Sábado)
15h às 22h – Resenha Cultural da Inconfidência
A terceira Resenha Cultural da Inconfidência promove um grande encontro de grupos tradicionais e das novas gerações de músicos de Ouro Preto e convidados. O evento celebra a criatividade e as conexões com shows, intervenções poéticas, oficinas, feira de artesanato em um novo e vibrante território criativo de Ouro Preto.
Local: Adro das Dores
Dia 27 De Abril (Domingo)
14h às 20h – Corredor Cultural: Arte & Liberdade
Encerrando programação cultural da Semana da Inconfidência uma ocupação criativa no corredor cultural do Museu Casa dos Contos até a Galeria de Arte Nello Nuno – FAOP Rosário, na Rua Getúlio Vargas. O público poderá vivenciar uma programação com intervenções artísticas, exposições, culinária, oficinas vivas, apresentações cênicas, poéticas e musicais, cortejos com artistas de Ouro Preto e convidados.
Local: Rua São José até Galeria de Arte Nello Nuno – FAOP Rosário
Fonte: Assessoria Semana da Inconfidência
Fotos: Luciano Almeida – Divulgação