Encerrado com pleno êxito o I Festival de Piano, realizado na primeira quinzena do mês de julho, a Escola Saramenha de Artes e Ofícios inicia nesta quinta-feira, 21, a ‘Semana do Canto’, com nova programação artística. As atividades, todas gratuitas e abertas aos profissionais e estudantes de canto, acontecem até o próximo sábado, dia 23, e os interessados em participar das masterclasses de técnica e performance vocal devem se inscrever enviando para o e-mail da Saramenha Escola de Artes e Ofícios (contato@saramenhaarteseoficios.com.br) nome completo, breve currículo e telefones para contato. Devem também indicar em qual turno pretende comparecer às aulas: manhã, tarde ou noite.

Francisco Campos, que coordena as oficinas da Semana do Canto da Escola Saramenha de Artes e Ofícios

As oficinas serão ministradas pelo Professor Francisco Campos Neto e os trabalhos contarão ainda com acompanhamento do pianista Yury Pingo. Francisco Campos é professor de Canto e Arte Lírica do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP. Foi integrante do Coral Ars Nova, da UFMG e atuou como solista com maestros consagrados como Eleazar de Carvalho, Henrique Morelembaum, Isaac Karabtchewski, Sérgio Magnani, David Machado, Alceo Bocchino, John Boudler, Mário Zaccaro, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Luis Malheiro, Roberto Tibiriça, Luciano Camargo e Juan Serrano. Atuou também junto às orquestras sinfônicas de São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e com a Sinfônica Brasileira. Yuri Pingo, bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, foi pianista e acompanhador no masterclass oferecido pelos músicos da filarmônica de Berlim. Conquistou o 1º lugar no Concurso Paulo Bosisio (pianista camerista) dentre vários outros prêmios. Atuou como pianista na classe dos professores de canto Leila Farah, Benito Maresca e Francisco Campos e como colaborador de Elisa Fukuda, Vera Astrachan e Flávio Augusto. Atua também como assistente de Marisa Lacorte e dedica-se à formação de jovens talentos.

A Escola Saramenha de Artes e Ofícios fica na Rodovia dos Inconfidentes, entre Cachoeira do Campo e Ouro Preto, a 10 quilômetros da Praça Tiradentes. Foi criada por Paulo Rogério Ayres Lage, em 1998, com a missão de resgatar para Ouro Preto a antiga cerâmica vidrada brasileira, mas logo estendeu sua vocação para outras áreas. Possui um arrojado Centro Cultural voltado para a promoção de cursos, palestras e eventos de Artes nas mais diversas modalidades, dentre elas, a Música.

A “Semana do Canto” da Escola Saramenha de Artes e Ofícios é uma promoção da Palco Marketing Cultural e Fundação Ayres Lage, e conta com apoio do Condomínio Vila Rica, Farid Supermercado, Orquestra Ouro Preto e Energisa. Mais informações no site www.saramenhaarteseoficios.com.br

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto