A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 17 e 18 de maio ações ligadas à Semana Nacional de Luta Anti-Manicomial. Na quarta-feira, dia 17, na sede do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Itabirito), ocorreu o 1º Fórum de Saúde Mental. Na quinta-feira, dia 18, foi realizado cortejo pela região central a fim de promover a conscientização por uma sociedade sem manicômios.

“Essas ações são fundamentais para que não sejam esquecidos os avanços que ocorreram no tratamento da saúde mental no Brasil após a reforma psiquiátrica iniciada na década de 1970. Os serviços dos Caps Adulto e Infanto-juvenil são exemplos desses avanços significativos no tratamento psicossocial”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.

1º Fórum de Saúde Mental

O 1º Fórum teve como objetivo contribuir para a qualificação da atuação dos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial visando ao desenvolvimento de práticas que favoreçam a integralidade do cuidado em Saúde Mental.

“Nesse 1º Fórum, pensamos em temas como a saúde mental na atenção primária e redução de danos. Esse encontro foi uma oportunidade de aprendizado e de construções para toda a rede”, afirmou a coordenadora técnica em saúde mental e referencia técnica do Caps Adulto, Silvana Caroline Mendanha.

Ao longo do dia, palestras trataram de temas como fluxo da Rede de Atenção Psicossocial e redução de danos, com a participação das psicólogas e técnicas em saúde mental Adriana Martins e Larissa Diniz, além do especialista em redução de danos Flávio Santos e da artista plástica Danni Garcia, que compartilharam suas experiências em trabalhos com a população usuária de álcool e outras drogas.

“O evento foi muito proveitoso. Discutimos temas importantes na Semana da Luta Anti-Manicomial. É importante compartilhar vivências ligadas a redução de danos, acolhimento dos usuários, interface entre saúde mental e assistência e como isso ocorre. Além disso, a importância da arte que movimenta os usuários no sentido de cuidado e acesso à cultura em busca da qualidade de vida do usuário de drogas e de pessoas em situação de rua”, destacou a artista plástica, Danni Garcia.

O Fórum de Saúde Mental foi implantado após a aprovação, na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, da proposta de realização e construção permanente. O evento contou com presença de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial dos municípios de Ouro Preto e Mariana.

Cortejo Anti-Manicomial

Na quinta-feira, dia 18 de maio, aconteceu cortejo pelas ruas da região central, em conjunto com a Rede de Atenção Psicossocial dos municípios de Ouro Preto e de Mariana, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Anti-Manicomial.

Ao longo do trajeto – da Prefeitura ao Caps Adulto –, os participantes cantaram paródias ligadas ao tema e exibiram cartazes em defesa de respeito, cuidado e do tratamento preservando a liberdade de cada cidadão.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito