Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
A banda ouro-pretana de rock “Seu Juvenal” vai lançar um novo videoclipe, “Cariá”, uma prévia do disco com o mesmo nome, criada pelo grupo formado por músicos mineiros: o guitarrista Edson Zacca, o baterista Renato Zaca, o contrabaixista Fabino Minimim e o vocalista Bruno Bastos, todos radicados na histórica cidade de Ouro Preto.
A obra é uma ousada homenagem ao “Zé Pereira dos Lacaios”, o bloco de carnaval mais antigo ainda em atividade do Brasil. Para quem não sabe, os Cariás são personagens abre-alas do Zé Pereira, e representam demônios que, no passado, colocavam a multidão pra correr riscando as ruas de pedra com seus tridentes de ferro, criando faíscas assustadoras.
Para o guitarrista Zacca, a natureza do bloco homenageado retrata um contraste muito intrigante numa cidade repleta de igrejas, capelas e paços, que exala um clima de religiosidade por todos os lados, mas tem “um demônio como símbolo local da alegria”. Segundo ele, esse personagem fica ainda mais atual e relevante considerando que “o nosso país é dominado por falsos bons exemplos, homens engravatados que se vendem como bons religiosos enquanto fazem maldades por debaixo dos panos”.
O primeiro single do disco será disponibilizado a partir 11 de março nos streamings Spotipy, Apple, Deezer e Tidal (confira no link https://onerpm.link/caria) , em lançamento simultâneo com o videoclipe produzido pela Goblin Filmes e direção de Lucas Hell e Pedro Vasseur. No vídeo, quem interpreta o personagem principal, na vida real encarnado por décadas, desde 1950, pelo saudoso Roque Liberato Nolasco, falecido no ano passado, é o percussionista Kastora dos Anjos, em participação super especial.
SEU JUVENAL
“Cariá” vai ser o quinto disco de estúdio da banda Seu Juvenal, que já lançou os álbuns “Guitarra de Pau Seco” (2004), “Caixa Preta” (2008), “Rock Errado” (2015) e “Brincando Com Ódio” (2020), todos em estilo pop-punk-rock alternativo experimental.