Será realizado hoje (27/08), o simulado interno para situação de emergência da Samarco, que irá envolver empregados e contratados que atuam no Complexo de Germano, em Mariana. A iniciativa integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. Na atividade preventiva haverá acionamento de sirenes instaladas na unidade e o público-alvo do treinamento deverá se dirigir aos pontos de encontro sinalizados. Não haverá necessidade de deslocamento de moradores.
Durante o acionamento das sirenes, o aviso sonoro poderá ser ouvido nas imediações do Complexo. Por isto, a Samarco informou previamente os órgãos de defesa civil, as comunidades e moradores próximos sobre a atividade, por meio de carro de som e faixas. Como parte do treinamento, por volta das 9h30, a rodovia MG-129 será fechada por aproximadamente 10 minutos em acessos à área da empresa sinalizados. Trata-se de uma ação preventiva previamente acordada com os órgãos competentes.
A Samarco reforça que suas estruturas geotécnicas nas unidades de Germano (MG) e Ubu (ES) estão estáveis e são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco