Ouro Preto – O reconhecimento facial, de objetos e pichações são algumas funções das novas câmeras instaladas pela cidade. No ano em que comemora 40 anos que recebeu o título de Patrimônio Mundial, Ouro Preto mostra mais uma vez que está à frente da grande maioria das cidades brasileiras quando o assunto é tecnologia, agora está implantando um inovador sistema de segurança e monitoramento por inteligência artificial.

O novo sistema começa a ser testado nesta semana e tem o firme propósito de fazer um dos Carnavais mais seguro do Brasil e atrair para 2021 ainda mais turistas e foliões.

Centro de Monitoramento, instalado na Casa de Gonzaga. Foto: Ane Souz

O comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Jonathan Marotta, informou que esse sistema denominado Polsec AI, além de possuir recursos já conhecidos como o reconhecimento facial – que alerta a polícia caso um criminoso procurado passe em frente a uma das várias Polsec espalhadas pela cidade -, tem algumas funções inéditas no Brasil, como o DEJAVU – que seleciona e segue um suspeito automaticamente, podendo mostrar em poucos minutos de onde uma pessoa veio e para que local essa pessoa foi, permitindo realizar a prisão de criminosos e não deixando impune os infratores.

As câmeras também têm capacidade para detectar outros elementos, como armas de fogo, fluxos de multidão e pichações.

Segundo Rafael Gomes, gerente de Técnologia da Informação, da Prefeitura, o sistema Polsec está sendo implantado em caráter experimental e que após as festividades serão gerados relatórios os quais irão ajudar a definir quais recursos tecnológicos serão adotados no projeto de cidade inteligente e segura que Ouro Preto já está desenvolvendo há mais de três anos.

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto