Foto: Livia Ferreira/ Ufop

Em comunicado a Universidade Federal de Ouro Preto informou o “adiamento do cronograma de chamadas e de matrículas do processo seletivo SiSU/UFOP, primeira edição de 2020. O adiamento deve-se à suspensão da divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O cronograma será restabelecido, com as alterações necessárias, assim que o Ministério da Educação (MEC) informar a data de disponibilização dos resultados”.

Panorâma

A Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu), até que o governo federal demonstre a correção das provas apontadas com problemas por estudantes de todo o país. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, informou na semana passada (20/01) que os erros de correção da prova foram revistos. Porém a decisão da suspensão do Sisu, veio do pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que cobra do Ministério da Educação a comprovação com documentos a realização da revisão dos testes prejudicados no Enem.

É reivindicado na decisão que sejam explicados os parâmetros utilizados nesse procedimento. A 8ª Vara também não acolheu o pleito de manter o sistema de inscrições aberto, pois considerou uma interferência indevida do Poder Judiciário no processo e que isso poderia prejudicar mais estudantes.

Foto: Livia Ferreira/ Ufop