Ouro Preto – A Semana passada começou com a Saneouro sendo tema da manifestação das mulheres na praça Tiradentes, 5/03, e encerrou com a notificação extrajudicial da empresa por parte da prefeitura, 10/03. Esta semana, na terça-feira,14/03, às 14h30, será realizada na Assembleia Legislativa, Audiência Pública para ouvir os consumidores de água da cidade.
A Saneouro une em Ouro Preto a direita e a esquerda, todos em coro pedem o “Fora Saneouro”, o que ninguém sabe é que nos bastidores os políticos já articulam as eleições municipais de 2024, a qual terá como um dos assuntos debatidos o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. E os comentários dizem que Marisa Xavier é cotada para ser a candidata a prefeita da direita, e que também estão no páreo a dupla Jota-Jota, Júlio Pimenta e José Leandro numa mesma chapa.
No domingo passado uma das queixas dos manifestantes na praça Tiradentes era que o prefeito titubeou em realizar a intervenção da empresa. Enquanto Kuruzu e Renato Zoroastro estavam na manifestação, Julio Gori marcava na porta do prefeito, o vídeo viralizou nas redes e foi o assunto da semana. A investida do vereador na porta da casa do prefeito, pode ter sido decisiva para que a notificação fosse feita, apesar de apoiadores do prefeito afirmarem que a medida já vinha sendo estudada antes do evento. Outros acham que a irritação do prefeito estimulou a tomada de decisão.
Na tarde de segunda-feira, 6/03, a deputada Federal Duda Salabert entre uma agenda e outra, ouviu lideranças da cidade no plenário da Câmara. Ela vai apresentar ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, a situação dos consumidores que têm sido penalizados com os cortes de água, deixando famílias mais vulneráveis, como por exemplo os aposentados.
Na terça-feira mais Saneouro nos discursos e cobranças dos vereadores durante a reunião ordinária. Já na quarta-feira, o movimento 8M, dentro de suas reivindicações para as causas das mulheres estava a questão da água. Quinta-feira, mais queixas de vereadores na Câmara.

Na última sexta-feira, 10/03, os vereadores da base juntamente com secretários mais próximos do assuntos e a vice-prefeita, Regina Braga estiveram reunidos com o prefeito no gabinete. Angelo Oswaldo bateu o martelo e divulgou vídeo ao lado do presidente da Câmara Zé do Binga, mostrando a unicidade do município, diante da questão que aflige muitos ouro-pretanos, sem condições de quitar as contas de água.

À tarde encontramos com a líder comunitária da localidade da Chapada, Ana Conceição Guimarães Pereira, a “Preta da Chapada” esteve com Renato Zoroastro na Câmara, mostrou as fotos sobre as condições do reservatório que foi lavado pelos moradores.


Essa semana não será muito diferente, na terça, 14/03, os vereadores realizarão sua reunião itinerante no distrito de Santo Antônio do Salto, o vereador Luciano publicou ontem vídeo em suas redes convidando os moradores para a reunião.
A situação da Saneouro já conseguiu mobilizar deputados estaduais e federais para olhar Ouro Preto, será tema de Audiência Pública na Assembléia, convocada pela Comissão de Administração Pública, com direito a caravana de consumidores revoltados com as contas de água. Audiências Públicas, representação ao Ministério Público e solicitação de acompanhamento do Ministério dos Direitos Humanos, tudo isso sem contar a notificação da Prefeitura.
Há quem acredite que a Saneouro esteja encurralada e agora reduzirá o valor do metro cúbico de água, outros acreditam que ela conseguiu o que queria e irá reduzir as tarifas para permanecer até o fim do contrato.
O que sabemos é que o Ministério Público ainda não se manifestou em relação ao fim dos cortes, as contas continuam chegando e quem não pagar está sujeito a suspensão do fornecimento.
Para a semana, vamos acompanhar os encaminhamentos da Audiência Pública e esperar o posicionamento da empresa sobre a notificação, pois estará sujeita a intervenção judicial caso não atenda às exigências da Prefeitura, sendo a principal a redução das tarifas.
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos no diariodeouropreto.com.br