Ouro Preto – A política é uma caixinhas de surpresas e está chegando a hora de realizar novas eleições municipais. Os bastidores estão movimentados, a ponto de articulações já estarem sendo comentadas nas reuniões da Câmara. Mais uma vez a questão da água será o principal tema das eleições.
A tradicional batalha entre Angelo Oswaldo e Zé Leandro é umas das primeiras citações dos eleitores, em seguida falam de Júlio Pimenta e Leleco Pimentel, o “vereador do chapéu”, quando não sabem falar Júlio Gori, Marisa Xavier é lembrada pela merenda “reforçada” nas escolas.

Há quem diga que Angelo Oswaldo vença o pleito por W.O, ou seja, com uma vitória fácil ou sem oponentes. A batalha de ser interna no grupo político, do qual poderiam ser candidatas a Regina Braga, a ex-prefeita, Marisa xavier, que tem frequentado os eventos oficiais, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra.

Tem ainda como pré-candidato, o vereador Renato Zoroastro, que está no MDB, partido no qual está Filiado Júlio Pimenta.

Correndo por fora está Du do Veloso na federação Psol e Rede Sustentabilidade, o qual prometeu ter chapa completa para concorrer às eleições municipais.
O presidente do PL, Luiz Gonzaga do Morro disse que seu partido tem muita representatividade e que pode se encaminhar para encabeçar uma chapa de prefeito ou de vice.
Duarte Júnior questionado sobre a possibilidade de se candidatar a Prefeito de Ouro Preto, disse que seria uma honra poder governar as duas cidades mais importantes de Minas Gerais, mas afirmou que também pensa em sua família, pois a vida pública toma muito tempo.

Júlio Gori pode ser candidato a prefeito caso seja acolhido em uma legenda que tenha condições de alavancar sua candidatura, como o Partido Progressistas. Júlio Gori estreitou laços com o deputado estadual Adriano Alvarenga, durante a audiência Pública da Comissão de Participação Popular, presidida por Adriano Alvarenga, deputado pelo PP.

A Ausência do deputado estadual Leleco Pimentel, não significa que seu partido esteja fora do pleito, o nome da reitora da Ufop, Cláudia Marlière foi lembrado por ele. Segundo fontes próximas a Leleco, ele pretende cumprir seu mandato até mesmo para assistir as cidades em que foi votado. Leleco obteve votação em mais 550 município mineiros, de norte a sul de leste a oeste.
A Saneouro estará no discurso de qualquer nome que venha disputar a Prefeitura, seja propondo soluções ou apontando quem a trouxe.
Mariana – Os eleitores de Mariana podem ter essa semana um desfecho para as eleições de 2020, na terça-feira o Tribunal Superior Eleitoral julgará o recurso do candidato vencedor Celso Cota, caso não seja pedido vistas ou aconteça outro fato que atrase a votação, saberemos se a cidade terá novas eleições ou se celso Cota assumirá a prefeitura no final do mandato. Celso Cota também já foi cotado para ser prefeito de Ouro Preto.
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos