Ouro Preto – O assunto “Saneouro” só sairá da pauta quando a população se sentir confortável com as tarifas de água. Na semana passada teve prefeito em Brasília, pedindo apoio ao Ministro de Minas e Energia, teve audiência pública na Assembleia e para nossa surpresa tivemos uma entrevista exclusiva do superintendente da Saneouro ao diário de Ouro Preto. 

Como o mundo da política está todo voltado para o assunto… Não tem como não falar de Saneouro. Já passava de 17h30, quando tocou o telefone, era da Saneouro e a informação foi que o superintendente estava disposto a nos receber naquele momento. Ótimo, foi a minha resposta, já estou indo. Saí da empresa já eram 19h20, com a manchete que a cidade queria saber: “Saneouro estuda a redução da Tarifa para atender Notificação Extrajudicial da Prefeitura”. 

Pelo visto até se tivesse chovendo a edição seria entregue rapidamente, como foi! As entregadoras quando diziam que a manchete é a posição da Saneouro sobre as tarifas, elas  se viam rodeadas de pessoas pedindo o jornal, inclusive para levar para os vizinhos!

distribuição no bairro São Cristóvão

O diário tinha acabado de chegar, um guia de turismo brincou dizendo: “O que vocês fazem para manter um jornal impresso funcionando em tempos de internet?” A pergunta teve uma resposta que ele se surpreendeu: 
– Colocamos no jornal o que as pessoas querem saber, veja a manchete de hoje.
Ao ver a manchete, ele respondeu: “ – Vocês são fera mesmo! Pode me dar mais um jornal?”
– Claro, se você não pedir, estamos desempregados, disse brincando.

Ao apurar um assunto devemos ouvir todos os lados, apesar de sempre procurarmos a empresa, dessa vez ela se dispôs a falar em entrevista exclusiva e em primeira mão, o diário de Ouro Preto anunciou que há possibilidade de redução da tarifa é real.

Evaristo Bellini recebeu nossa reportagem na sede da Saneouro e viu as edições com a empresa na manchete

Apesar de tanta reclamação, de 8 mil pessoas inscritas no CadÚnico em Ouro Preto, apenas 18 pediram a tarifa social de R$ 33,91, valor comemorado pelo Superintendente da empresa, Evaristo Bellini, como a menor tarifa social da região. A baixa adesão teria como base uma fake news, que dizia que as pessoas que se inscrevessem na Tarifa Social da Saneouro perderiam os benefícios do Governo Federal.

Hoje a cidade já discute a sucessão municipal, tem aqueles que xingam o ex-prefeito Júlio Pimenta, outros dizem que votam nele de novo. O prefeito Angelo Oswaldo também leva seus xingos, mas a grande maioria acreditam nele para solução do problema.

O mais engraçado é que apesar de todos desejarem a redução da tarifa, a resposta que mais ouvimos nos bairros e distritos quando os leitores se deparavam com a manchete era: “Ah, vai!”, mesmo desejando a redução das tarifas, a descrença é grande que a Saneouro reduza a tarifa. 

Ontem na largada da “Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio”, em seu discurso o prefeito Angelo Oswaldo foi enfático ao dizer que Ouro Preto joga esgoto in natura no rio Piracicaba. Depois dessa constatação ele reclamou da Fundação Renova, que não reconhece Ouro Preto como município atingido. Ao se referir à Vale, de onde poderiam vir os recursos para encampar a Saneouro, expressou sua indignação e o adjetivo que mais repetiu para qualificar a empresa foi “arrogante”. Ele está indignado!

Pelo visto, Angelo Oswaldo está focado em cumprir sua promessa, mesmo que a empresa reduza a tarifa e melhore a qualidade da água. Desde que tenha o dinheiro para acertar a fatura e ele está bravo com a Vale, da qual espera receber R$ 300 milhões.

O deputado Estadual Leleco Pimentel está acompanhando de perto a situação, ele protocolou requerimento para que os aposentados e deficientes físicos que tenham recebido contas acima do valor de seus salários tenham os valores devolvidos. Mas o Superintendente, Evaristo Bellini explicou que em casos como esse a empresa analisa a conta e em muitos casos, como de “gatos” em casa de pessoas humildes, as contas são canceladas.
Aí eu disse: – É, tem gente que tem coragem de fazer gato em casa de idosas e viúvas!

Leleco é autor de requerimento para que seja realizada em Ouro Preto outra audiência Pública, para que mais pessoas possam participar. Na semana passada a audiência durou 6 horas! Para Leleco o “Fora Saneouro é imperativo para ético, para que em nenhum lugar do país as águas sejam privatizadas”. 

Os grupos de whatsapp estão em polvorosa, com vídeos de post contra Júlio Pimenta, vídeo de Angelo na extinta Top Cultura. Mas um desses vídeos nos chamou a atenção, a fala de Orador do vereador Vantuir Silva, que deixo a seguir. 

Vamos encerrando a coluna de hoje, início da semana da água, que tem seu dia comemorado em 22 de março, dizendo que Ouro Preto tem muitos outros problemas, e precisa superar a pauta da água e do esgoto. 

Vantuir Silva soltou o verbo sobre a Saneouro e a política

Por Marcelino de Castro

A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos Domingos no portal diáriodeouropreto.com.br

Matérias correlatas: