Ouro Preto – A Coluna de hoje nos faz lembrar do profissional que nos ilumina para cumprirmos as atividades que vivenciaremos em nossas vidas, o Professor! A Semana foi longa apesar do feriado de Nossa Senhora Aparecida. O Prefeito Angelo Oswaldo sofreu um revés e nem os vereadores que se dizem seus aliados foram votar o projeto conhecido como a reforma da reforma, que cria 96 cargos, cargos estes que alguns vereadores estão de olho para acomodar com correligionários. Tivemos também o embate do deputado Leleco Pimentel X Duarte Júnior, ou Dú de Mariana, que ao levar esse apelido faz lembrar que existe o Dú do Veloso, o qual já é pré-candidato a prefeito. 

Dia dos Professores

Os Professores da Rede Estadual de ensino devem ser as profissionais de carreira da Educação menos remuneradas que profissionais da redes municipais e particulares, é o que acho. Vejamos, sem vale transporte, sem remuneração do piso Nacional da Educação que é de R$ 4.420,55. Aquela professora da primeira série que muitos estão tentando lembrar o nome para publicar na rede social, ela depois de 30 anos de serviço prestado não recebe o valor do piso nacional, pelo fato do governador acreditar que cumpre a lei, pagando o piso nacional de forma proporcional. 

Além disso, o professor da rede estadual tem como plano de Saúde o Ipsemg, que é o instituto de previdência do Servidor do Estado de Minas Gerais, muitas vezes acaba sendo descredenciado por falta de pagamentos… ou o paciente está para dar entrada e o plano demora a liberar.. Nem todos as especialidades médicas são credenciadas… o hospital de referência em Belo Horizonte não supre a demanda… é o que dizem as professoras. Apesar dos pesares o Ipsemg existe e socorre muitas professorinhas em momentos delicados. O Ipsemg é uma iniciativa dos servidores do Estado. Lá no começo de Belo Horizonte, eles adquiriam imóveis com recursos dos servidores, em pontos que hoje são altamente valorizados. Não sei dizer se Zema conseguiu vender, mas ele estava tentando. igual com a Cemig, eu não abro mão do plebiscito!

Câmara de Ouro Preto

Pra quem achava que estava tudo certo e arrematado, caiu do cavalo. A Subsecretária Municipal de Água e Esgoto – SAMAE não foi criada, o projeto tramitava em “Única Discussão” e em “Redação Final”, “doce, doce como mel”, parece que o projeto entrou em pauta “sem a instrução do profissional!” Neste caso, o profissional pode ser o secretário de Governo? Nem Kuruzu que é do partido dele foi? Uai? Mas os vereadores da base do prefeito faltaram? Vander Leitoa está de atestado médico, Mateus Pacheco já tinha viagem marcada, Naercio França chegou depois que acabou. Zé do Binga reclamou a ausência dos vereadores da Base. Da abertura da reunião do dia 10/10, até o encerramento levaram 18 minutos, mesmo assim o presidente havia 10 minutos de suspensão da sessão para ver se aparecia algum vereador para dar o Quórum regimental para a abertura da sessão. O projeto só voltará em pauta no dia 19/10, nos grupos do “zap” correu que a evasão foi para dar mais tempo de cada vereador passar a ter direito de indicar 7 vagas, e não 5. O Prefeito precisa da reforma administrativa para colocar em ação um “Escritório de Ações Estratégicas”, ligado diretamente ao gabinete e que irá coordenar diversas ações estratégicas.Será um fôlego para sua administração ter o que apresentar às vésperas das eleições, como realizações do governo. 

Du de Mariana X Dú do Veloso

A Sucessão municipal está em alta, observei que as pessoas tem falado Du de Mariana o que imediatamente nos faz lembrar que tem o Dú do Veloso. Essa semana tivemos a repercussão da entrevista de Duarte Júnior, “Dú de Mariana”, à rádio Itatiaia, ele se esquivou das perguntas de Bruna Truocchio, evitando dizer que é candidato, mesmo assim causou a reação do deputado estadual Leleco Pimentel, o qual rechaçou a candidatura de Duarte Júnior em Ouro Preto. A vice-prefeita, Regina Braga, confirmou que houve sim a tentativa de  tomar-lhe o partido, ela que também pode vir a ser candidata, caso não siga com o prefeito. Parabéns Regina Braga, por esse dia dos professores, quando a conheci ainda dava aulas.

A reação de Leleco pode ser entendida como defesa ao “pré-candidato” Angelo Oswaldo ou seria a própria candidatura que está defendendo? Não amolei o Duarte, nem o Leleco, deixei eles curtirem o feriado prolongado, qualquer coisa eles se posicionam na semana que vem. 

Paga o Piso Zema!

Todos nós, ao revermos a nossa infância, encontraremos lembranças com nossos professores. Sei que muitos dos meus hoje estão aposentados pelo Estado. Então, Zema, já que sua equipe lê essa coluna com assiduidade, façam chegar ao governador essas palavras num bom mineirês: Ô Sô Governadô, deixa de ser mão de vaca com as professoras! Muquirana, sovina, mesquinho, solta esse dinheiro do FUNDEB, tira ele do caixa único do Estado. Paga o piso. Se não tem dinheiro como apregoa, vai reivindicar o encontro de contas dos prejuízos da Lei Kandir, com os valores devidos por Minas Junto à União.

Pára com esse papo de vendedor que quer bater meta. Não tem que vender nada, acerta as contas com a União, se precisar de alguém para ir pedir ao Lula o encontro de contas, chama Beatriz Cerqueira pra liderar a comitiva. Tenho certeza que pelo bem dos professores, o Lula resolve essa dívida sem ter que forçar Assembléia derrubar um dispositivo constitucional, para vender a Cemig, quem não sabe, Minas Gerais também tem Constituição Estadual. 

Então, Zema, é isso. Busque o encontro de contas, pague os pisos da Educação, da Enfermagem e, permita a progressão de carreira de todas as categorias. Em muitas cidades é o “aposentado do Estado” que seguram as vendas. Pense como provedor, não como vendedor recém contratado, que quer vender qualquer coisa pra mostrar que pode continuar na loja. 

O Governador Itamar Franco aprovou a Emenda Constitucional que exige plebiscito para a venda da Cemig e da Copasa

O senhor já se reelegeu, agora é hora de fazer coisas estruturantes, como a terceira pista na MG 129, na qual passam muitas riquezas, que entre outros tributos, chega algum pro senhor, tenho certeza qua os moradores de Santa Bárbara, Catas Altas, Mariana, Ouro Branco, Antônio Pereira iriam adorar a ideia, da terceira pista, aliviaria muito o trânsito e permitiria mais segurança em pista tão sinuosa. Hoje nem vou amolar o sr. governador, por ter vindo a Ouro Preto e não nos ter convidado para o passeio na Escola de Minas, no dia 11. Hoje nem vou amolar o governador pelo acordo de Mariana, hoje só vou homenagear as professoras, paga o piso pra elas, seja o bom patrão, o salários delas faz a economia girar no Estado.

Vou ficando por aqui, já homenageei muitos professores amolando o Zema, já deixei a pulga atrás da orelha de muitos políticos e assessores, já deixei a cidade a par da corrida municipal, então podemos nos despedir por hoje!

“Meus amigos, meus inimigos. Salvemos Ouro Preto”, disse Manoel Bandeira, uma maneira de salvarmos a cidade é pela Educação.

Felicidades aos professores!

Por Marcelino de Castro

Foto: Solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, abr-1999 [Itamar Franco e Dep. Anderson Adauto]

A coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos